casa | | Informação em Saúde > | setor de Saúde | Medicaid
Um assistente médico tem o direito de recusar atendimento a um casal de lésbicas?
Espera-se que os profissionais médicos, incluindo os assistentes médicos, respeitem padrões éticos e profissionais na prestação de cuidados médicos sem discriminar os pacientes. Eles estão sujeitos a leis e regulamentos de privacidade que protegem as informações dos pacientes e devem tratar todos os pacientes com respeito e dignidade, independentemente de suas características ou crenças pessoais. Isto inclui a prestação de cuidados médicos necessários a casais do mesmo sexo sem preconceitos.
De acordo com vários códigos de ética e conduta profissional para prestadores de cuidados de saúde, como a American Medical Association (AMA) e a American Nurses Association (ANA), a discriminação com base na orientação sexual é antiética e pouco profissional. Os profissionais médicos têm o dever de prestar cuidados médicos apropriados e necessários a todas as pessoas de forma igual.
Portanto, um assistente médico não tem o direito de recusar atendimento a um casal de lésbicas com base na sua orientação sexual. Qualquer recusa em prestar cuidados médicos necessários pode ter consequências graves para os pacientes e pode levar a ações legais ou disciplinares contra o assistente médico.