Prevenção terciária se concentra em ajudar as pessoas na gestão a longo prazo , problemas de saúde complexos. Exemplos de doenças em que a prevenção terciária é usado são diabetes, doenças cardíacas, câncer , dor crônica e doença mental. Os objetivos da prevenção terciária incluir a prevenção de uma maior deterioração , consequências negativas ou qualquer coisa que impede a maximização da qualidade de vida para o indivíduo. Os assistentes sociais são membros vitais de equipes de prevenção terciária , porque eles podem oferecer atividades psicossociais que melhoram a prevenção de problemas mais negativos associados à doença ou deficiência.
Programas de Gestão de Saúde
Os assistentes sociais podem conduzir programas de gestão de saúde , enquanto trabalhava em conjunto com outros profissionais de saúde. O objetivo dos programas de gestão de saúde é reduzir a incapacidade e restaurar o funcionamento em indivíduos afetados por deficiência ou doença . Exemplos de programas de gestão de saúde são a gestão de cuidados cardíacos , controle do diabetes e controle da dor crônica. Esses programas geralmente envolvem um médico, um enfermeiro, assistente social e fisioterapeuta ou ocupacional. O objetivo é obter o paciente forte, evitar mais prejuízos e aprender a maximizar suas vidas, mesmo com as suas condições crônicas.
Grupos de Apoio
Como treinados ajudando profissionais , assistentes sociais pode levar grupos de apoio para aqueles que estão lidando com a doença crônica. Os assistentes sociais são capazes de fornecer apoio psicossocial, ajudar os pacientes a aprender sobre a sua doença, fornecer educação e maximizar o potencial de apoio social e de grupo. Se uma pessoa sente que não está sozinho e os outros estão passando por uma situação semelhante , ele pode se sentir mais apoiado e propensos a se sentir mais positivamente sobre a mudança de seus comportamentos ou ações para aumentar sua saúde e bem-estar.
Assistência One-on -One
Os assistentes sociais trabalham com pacientes a entender sua doença , fornecendo educação , realização de avaliações biopsicossociais e na formulação de intervenções adequadas às necessidades dos pacientes . As intervenções podem incluir encaminhamento dos pacientes para as classes , a criação de paciente em psicoterapia , ajudando a formular horários e atividades diárias , ou inscrever-se paciente para grupos ou programas de gestão . Os assistentes sociais também podem trabalhar como gerente de caso para alguns pacientes , ou seja, eles se encontram com os pacientes em uma base regular para discutir condição médica, moradia, alimentação e outras necessidades que o paciente possa ter.