casa |  | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Cuidados de Longo Prazo

Quantos anos leva para ser treinado como cirurgião geral?

São necessários aproximadamente 15 anos de educação e treinamento para se tornar um cirurgião geral. Aqui está um detalhamento do caminho educacional:

1. Graduação (4 anos):
Obtenha um diploma de bacharel, normalmente um Bacharelado em Ciências (BS) em uma área relacionada à ciência, como biologia, química ou física. Algumas escolas médicas também aceitam diplomas em humanidades ou ciências sociais, desde que sejam concluídos cursos de ciências adequados.

2. Faculdade de Medicina (4 anos):
Depois de concluir os estudos de graduação, frequente a faculdade de medicina e obtenha o título de Doutor em Medicina (MD) ou Doutor em Medicina Osteopática (DO). Durante a faculdade de medicina, você receberá uma educação abrangente em ciências médicas básicas, ciências clínicas e atendimento ao paciente.

3. Treinamento de Residência (5 anos):
Depois de se formar na faculdade de medicina, ingresse em um programa de residência cirúrgica, especificamente em cirurgia geral. O treinamento de residência envolve experiência clínica prática em diversas especialidades cirúrgicas, incluindo cuidados intensivos, trauma, pediatria, oncologia e cirurgia vascular. Os residentes trabalham sob a supervisão de cirurgiões experientes e gradativamente ganham independência na realização de procedimentos cirúrgicos.

4. Certificação do Conselho (1-2 anos):
Durante os últimos anos de residência ou após completar a residência, os cirurgiões podem obter a certificação do Conselho Americano de Cirurgia. Isso envolve passar em exames escritos e orais que avaliam conhecimentos médicos, habilidades cirúrgicas e competência no atendimento ao paciente.

Portanto, desde o início da graduação até a obtenção da certificação como cirurgião geral, normalmente leva cerca de 15 anos. Depois disso, os cirurgiões podem optar por realizar treinamento adicional em subespecialidades, conhecidas como bolsas, que podem variar de um a três anos, dependendo da especialidade.