casa | | Informação em Saúde > | setor de Saúde | Hospitais
Os hospitais aceitam doações de sangue em geral?
Os hospitais aceitam uma variedade de doações de sangue para atender às necessidades de transfusão de seus pacientes. Isso pode incluir doações de sangue total, que consistem em todos os componentes do sangue, bem como doações de componentes sanguíneos específicos, como glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas.
Os hospitais também aceitam doações de sangue em geral, que se referem a doações de sangue feitas sem um destinatário específico em mente. Estas doações são frequentemente utilizadas para criar um banco de sangue, onde são armazenadas e utilizadas conforme necessário para transfundir pacientes.
Veja como funcionam as doações de sangue em geral:
1. Os potenciais doadores são selecionados para avaliar a sua elegibilidade. Isso inclui verificar os níveis de hemoglobina, pressão arterial, saúde geral e fatores de risco para certas infecções.
2. Os doadores elegíveis fornecem consentimento informado e passam por um breve exame físico.
3. O sangue é retirado da veia do doador, geralmente do braço, usando uma agulha estéril.
4. O sangue é coletado em uma bolsa de sangue contendo anticoagulantes para evitar a coagulação.
5. A bolsa de sangue é etiquetada e testada para garantir sua compatibilidade com potenciais receptores.
6. O sangue é então armazenado no banco de sangue do hospital em temperatura e condições controladas.
As doações gerais de sangue são essenciais para manter um suprimento adequado de sangue para diversos fins, como:
- Casos de trauma:Lesões graves ou acidentes podem causar sangramento maciço, exigindo transfusões imediatas de sangue e hemoderivados.
- Tratamento do câncer:A quimioterapia e certos medicamentos usados no tratamento do câncer podem suprimir a capacidade da medula óssea de produzir glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas, levando à necessidade de transfusões de sangue.
- Procedimentos cirúrgicos:Muitas cirurgias envolvem perda significativa de sangue, exigindo transfusões de sangue para repor o sangue perdido e garantir a cura adequada.
- Complicações no parto:Emergências obstétricas como hemorragia pós-parto ou placenta prévia podem levar à necessidade de transfusões para a mãe.
Ao doar sangue regularmente, os indivíduos podem ajudar a construir e manter um suprimento de sangue seguro e adequado, disponível para os necessitados.