casa | | Informação em Saúde > | setor de Saúde | Hospitais
São Lucas era médico?
Não há evidências definitivas de que São Lucas, evangelista e companheiro de São Paulo, fosse médico. O Evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos, ambos tradicionalmente atribuídos a Lucas, não afirmam explicitamente que ele era médico. No entanto, existem várias passagens nestes textos que levaram alguns estudiosos a acreditar que ele poderia ter tido conhecimento ou formação médica.
Por exemplo, em Lucas 4:38-40, Lucas descreve Jesus curando a sogra de Pedro de uma febre. Ele usa o termo grego “pyretos”, que é um termo médico para febre, e descreve com precisão os sintomas e a progressão da doença. Em Atos 28:7-8, Lucas descreve a cura do pai de Públio, governador de Malta. Ele usa o termo grego “disenteria”, que é um termo médico para uma doença diarreica, e descreve com precisão os sintomas e o tratamento.
Estas passagens, juntamente com outras referências a condições médicas e tratamentos no Evangelho de Lucas e nos Atos dos Apóstolos, levaram alguns estudiosos a concluir que Lucas pode ter tido algum treinamento ou experiência médica. No entanto, é importante notar que essas passagens também poderiam ser explicadas pela observação atenta e pela interação de Lucas com os médicos durante suas viagens com São Paulo.
Portanto, embora não haja nenhuma evidência conclusiva de que São Lucas fosse médico, as passagens em seus escritos que demonstram conhecimento ou terminologia médica levaram alguns estudiosos a acreditar que ele pode ter tido alguma formação ou formação médica.