Em 1600 , Robert Hooke (agora conhecido como o pai da microscopia ) descobriu que os seres vivos eram compostos de células , enquanto olhando para um pedaço de cortiça sob seu microscópio primitivo. Desde aquela época, microscópios tornaram-se cada vez mais sofisticados e capazes de ver as coisas ainda menores. Eles agora são instrumentos indispensáveis em muitas áreas de cuidados de saúde.
Significado
Muitos organismos causadores de doenças são microscópicos . Hospitais rotineiramente tomar amostras de pacientes na tentativa de identificar esses organismos microscópicos , o que lhes permite prescrever a medicação apropriada. As células bacterianas são identificados pela forma , tamanho e configuração . Eles também são identificados usando diferentes técnicas de coloração (por exemplo, coloração de Gram ) . Cada um destes métodos de identificação requer o uso de um microscópio.
Identificação
células nos tecidos corporais todas têm formas características, tamanhos e configurações . Dentro de hospitais , médicos podem tomar amostras de células para determinar se as células estão a funcionar correctamente . As biópsias são pequenos pedaços de tecido de qualquer parte do corpo que são tomadas com o objetivo de examiná-los ao microscópio . Esses tecidos são fixados , cortados e montados em lâminas antes de serem visualizados por um patologista para determinar se a doenças tais como o cancro estão presentes . Contagens de sangue também pode ser realizada microscopicamente . O número de células vermelhas do sangue podem indicar anemia ou nível de um indivíduo de aptidão . Se as células brancas do sangue são elevadas , pode indicar uma infecção . Além disso , existem várias classes de células brancas do sangue , e de elevação de acordo com qualquer tipo pode indicar um determinado tipo de aflição . Por exemplo , um elevado número de basófilos possam indicar uma reacção alérgica . Contagens de esperma pode ser realizada microscopicamente de uma forma similar à contagem de células sanguíneas.
Tipos
Existem vários tipos de microscópios que podem ser usados por um hospital . Microscópios de luz Composto são o tipo mais comum. As imagens são de duas dimensões , e são magnifed através de uma série de lentes e iluminado por uma fonte de luz . Estes microscópios pode ampliar imagens até 1000 vezes , mas pode ter baixa resolução para estes microscópios de alta magnifications.Electron também estão disponíveis, mas são muito caros para manter e operar . As imagens são de alta qualidade e pode ser magnifed muitas vezes mais do que os microscópios de luz tradicionais . Neste tipo de microscópio , as imagens são revestidos em ouro e elétrons saltam fora para dar uma visão externa em preto e branco. Estas imagens são tridimensionais .
Aviso
microscopistas , ou histologistas , exigem muito treinamento. A tentativa de diagnosticar uma doença usando um microscópio sem formação adequada poderá resultar em informações falsas e conclusões erradas .