Florence Nightingale formulou a primeira teoria de enfermagem quando ela pediu enfermeiros para manipular o ambiente ( ar fresco e quartos limpos ) para ajudar o corpo do paciente se recuperar de doença ou lesão. Nos anos 1950 e 60 , os teóricos de enfermagem promovido outras áreas de foco : Hildegard Peplau falou sobre a enfermagem como um processo interpessoal terapêutico , Virginia Henderson descreveu 14 necessidades básicas , e Faye Abdellah enfatizou cuidado holístico para o paciente e família. Teóricos de enfermagem continuam a desenvolver e testar teorias cada vez mais abstratas de enfermagem.
Tipos
Teorias podem ser derivadas de raciocínio dedutivo ou indutivo. Existem quatro tipos sucessivamente mais abstratas de teorias de enfermagem : teoria prática, teoria de médio alcance , grande teoria , eo metateórico . A teoria da prática envolve fatores ou situações relacionadas a fenômenos específicos em enfermagem; uma teoria de médio alcance tem um número limitado de variáveis que são diretamente testável dentro de um escopo limitado da prática de enfermagem; uma grande teoria olha para um escopo mais amplo de conhecimento com uma perspectiva distinta de enfermagem; e uma metateoria reflete a perspectiva mais global da profissão de enfermagem.
Conceitos fundamentais
Independentemente do seu tipo, cada teoria de enfermagem é composta por um grupo de quatro conceitos projetados para levar uma enfermeira para ações que orientam a sua prática : a pessoa , o ambiente, a saúde ea própria enfermagem ( metas , papéis e funções) . Uma enfermeira incorpora estes conceitos como ela opiniões , formula e fornece cuidados de enfermagem.
Finalidade
teorias de enfermagem são projetados para estabelecer o fundamento da prática de enfermagem , uma enfermeira ajudar decidir o que ele sabe e não sabe , definir a prática de enfermagem , identificar áreas onde há um conhecimento insuficiente , e ajudar a direcionar onde a profissão deve ir no futuro.
Benefícios
teorias de enfermagem
fornecer uma linguagem comum para os enfermeiros , servir como um fundamento comum para a prática de enfermagem em uma ampla gama de ambientes , melhorar a assistência ao paciente, melhorar o status da profissão de enfermagem , orientar a investigação e educação em enfermagem , e ajudam a manter os limites para a profissão de enfermagem no âmbito dos sistemas de saúde multidisciplinares.
Aplicação à Prática
Infelizmente , ainda há uma lacuna entre teoria e prática em enfermagem , em grande parte porque as teorias são desenvolvidas no meio acadêmico definições retiradas de enfermagem direta importo à beira do leito . No entanto, algumas teorias de enfermagem têm sido amplamente adaptado em ambientes clínicos.
Por exemplo , a teoria do déficit de autocuidado de Dorothea Orem é amplamente utilizado em ambientes de enfermagem com filosofias da assistência ao paciente e centrados na família , porque ele direciona a enfermeira traçar estratégias para tornar o paciente e /ou seus familiares , capazes de satisfazer as necessidades de auto-atendimento .
novato -to- expert modelo de Patrícia Benner , que descreve como os novos graduados ganhar experiência , é a base de muitos orientação , educação e programas de progressão na carreira.