Em 1953 , o Dr. Gordon Brownwell , um neurocirurgião , em Boston, ajudou a diagnosticar uma jovem que não conseguia ler devido a um problema neurológico. Ele inventou uma máquina de digitalização que mostrou um tumor no cérebro da menina. Ao utilizar este equipamento, o tumor estava localizado e removido. Invenção do Dr. Brownwell é a base das máquinas de PET scan .
Inventor
Em 1973 , Michael E. Phelps, um médico legista na UCLA , inventou o PET scan . Phelps produziu quatro gerações de scanners PET , e ele ajudou com o avanço de imagens médicas. Todos os modernos exames de PET são baseados em seus protótipos.
A década de 1970
Durante os anos 1970 , tomografias eram vistos como ferramentas novas e inovadoras para visualizar doenças em o corpo . Uma vez que os primeiros scanners apenas realizada uma pequena quantidade de radiação para a transmissão de uma imagem , as imagens obtidas foram de baixa qualidade e resolução . Além disso, durante este tempo, uma grande equipe de profissionais médicos foram necessários para funcionar corretamente cada máquina.
Os anos 1980
A tecnologia utilizada em exames de PET era mais avançada durante a década de 1980 . As imagens com melhor resolução foram produzidos em PET scanners comerciais. As operações das scanners foram automatizados , tornando possível para um técnico médico ou treinados para usar os scanners sem a ajuda de uma equipe profissional. Assim, o custo ea complexidade dos scanners foram reduzidos .
A 21st Century
Hoje, scanners PET são avançados e equipamentos caros . Eles podem agora produzir filmes do corpo, e eles são mais fáceis de operar e instalar. Um dos maiores avanços da tecnologia PET é que é combinado com um aparelho de tomografia computadorizada e usado como um dispositivo . O PET scanner de combinação /CT fornece mais informações para o diagnóstico da doença . Não mais presente são as complicações e inconvenientes envolvidos com PET modelos de digitalização anteriores.