suspensão de sulfato de bário é um meio de contraste positivo , usada somente para estudos do tracto gastrointestinal . Para o exame da orofaringe , esôfago, estômago ou intestino delgado, um agente aromatizante é adicionado. O sulfato de bário pode causar complicações graves em caso de fuga do canal alimentar e entra na cavidade peritoneal . Ele não pode ser utilizado se houver suspeita de uma perfuração canal alimentar . Porque bário é eliminado através do intestino grosso , ele não pode ser usado se o paciente tem uma obstrução intestinal.
Iodo Agentes de Contraste
Meios de contraste iodados são usados para imagem suave os tecidos do corpo , incluindo o tracto gastrointestinal quando bário é contra-indicada . O iodo é usado como um agente de contraste positivo para visualizar as estruturas , tais como os vasos sanguíneos em angiografia; os rins, ureteres e bexiga; o saco tecal em myelograms; eo biliar e ductos pancreáticos . A contra-indicação principal para o uso de contraste iodado é uma alergia ao iodo . Os pacientes são cuidadosamente selecionados para avaliar o risco de anafilaxia , antes de usar contraste iodado para exames.
Agentes contraste negativo
oxigênio , ar, dióxido de carbono e óxido nitroso são utilizados como agentes de contraste negativos . Porque o dióxido de carbono é rapidamente absorvido no soro , que representa a menor ameaça de embolia (coágulo de ar) formação . Agentes de contraste negativos são tipicamente usados para examinar o estômago , intestino grosso, bexiga e cavidade peritoneal .
Estudos duplo contraste
Para visualizar forros das mucosas do tubo digestivo , uma combinação de bário e o ar é normalmente utilizado . Uma suspensão espessa de bário é ingerida no estômago ou administrado através de um enema para o intestino grosso . As cavidades são então insuflado com ar para inflar o canal. Este método oferece muito boa visualização de anormalidades da mucosa , como pólipos e úlceras.
Métodos de Administração de Meios de Contraste
bário pode ser administrado via administração engolir, sonda gástrica ou enema . Os agentes de contraste negativos são administrados através de deglutição , tubo gástrico , ou enema para o trato gastrointestinal . Eles podem ser injetado no saco pericárdio ou peritônio. Um cateter pode ser usado para administrar o contraste negativo para dentro da bexiga urinária . Contraste iodado pode ser injetado em estruturas como dutos de embarcações , fístulas , salivares e lacrimais . Uma forma atomizada de contraste iodado pode ser administrado através de ventilação para o estudo da árvore brônquica .