É importante para um flebotomista para identificar corretamente o paciente , perguntando o nome completo do paciente e verificar contra a braçadeira. Para um ambulatório , para pedir a data de nascimento . O flebotomista deve falar com o paciente durante o processo de coleta de sangue para manter o indivíduo à vontade.
Preparação para punção venosa
Flebotomistas deve ter todos os equipamentos e suprimentos necessários com eles quando entrar no quarto do paciente. Isso inclui tubos de coleta , agulhas, torniquete , toalhetes com álcool , esponjas de gaze, curativos adesivos e fita adesiva médica , unidade de eliminação de agulhas e luvas.
O flebotomista deve escolher o local de punção venosa . Normalmente , as veias cubital mediana e cefálica do braço são de primeira escolha. A veia basílica no dorso do braço ou da veia do dorso da mão são frequentemente escolhidos locais alternativos . O pé é evitada se possível devido à maior probabilidade de complicações . Outras áreas são evitadas por punção venosa , tais como áreas de cicatrizes da pele , áreas de hematoma , ou no local de uma mastectomia anterior, e sempre que possível, evitar o braço onde um IV é colocado .
Flebotomistas deve traçar o veia com o dedo indicador , fazendo -se de evitar artérias, que pulsam , têm paredes grossas e são condição elastic.The do paciente deve ser observado e alergias a adesivos, anti-sépticos ou látex observou.
Coleção Procedimento
O paciente deve ser posicionado corretamente , ou sentado na cama , deitado ou sentado em uma cadeira, com o braço hiperestendida . O torniquete deve ser aplicado a alguns centímetros acima do local da punção venosa , não é aplicada com muita força ou à esquerda em mais de dois minutos . O paciente deve ser orientado a fazer um punho , sem bombeamento da mão. Limpe o local com um algodão embebido em álcool , deixando a área seca antes que a agulha "vara ".
O flebotomista deve agarrar o braço do paciente , puxando a pele esticada com o polegar e mantendo a veia estável. A agulha deve ser inserida em um ângulo de 15 a 30 graus em relação à superfície da pele , e rapidamente mergulhado na veia . Recomenda-se que o flebotomista falar com o paciente durante o processo de coleta de sangue para manter a pessoa à vontade.
Depois de preencher o último tubo de recolha de sangue , o flebotomista remove o torniquete e , em seguida, a agulha , com um rápido movimento para trás . A gaze deve ser pressionado para baixo no siteonce a agulha está fora, com pressão suficiente aplicada para evitar hematoma . Itens usados devem ser depositados em recipientes adequados , e rótulo e tubos entregues ao laboratório imediatamente .
Depois de duas tentativas fracassadas de coleta de sangue, o flebotomista deve solicitar a permissão de um paciente para quaisquer tentativas. Muitas vezes, depois de um par de varas sem sucesso, um outro técnico de laboratório , enfermeira ou médico pode ser chamado para recolher o sangue.