Radiografia teve um enorme impacto na sociedade, especialmente nas áreas da medicina e da indústria. O uso da radiografia na medicina permite que médicos e pesquisadores para ver as áreas do corpo que antes eram impossíveis de ver e tem levado a uma maior compreensão e um melhor tratamento de condições que afetam órgãos como o coração, o cérebro e os pulmões. Radiografia também melhorou a economia da maioria dos países desenvolvidos, devido aos seus benefícios para a indústria , manufatura e através do emprego de físicos, pesquisadores e médicos.
Tipos
radiografia é geralmente divididos em dois tipos : de radiografia médica , que é usado em seres humanos ou animais e radiografia industrial, que inclui todos os outros usos da tecnologia que vivem . Radiografia Médica geralmente envolve o uso de raios -X convencionais de olhar através do tecido e examinar os ossos , tomografia computadorizada, ou tomografia computadorizada , que oferece uma vista de corte transversal do corpo, e as técnicas de digitalização nucleares , como a tomografia por emissão de pósitrons e emissão de fóton único computadorizada tomografia , que utilizam substâncias radioactivas para discernir estruturas normais do corpo e funcionamento de estruturas anormais e em funcionamento. A radiografia industrial é usado principalmente para detectar falhas em materiais durante o processo de fabricação, mas também é amplamente utilizado no transporte e aplicação da lei.
História
A descoberta de raios-X em 1895 por Wilhelm Conrad Röntgen começou uma onda de nova tecnologia e avanço. Quando Röntgen mostrou raios-X para ser um tipo de radiação eletromagnética , os cientistas de todos os cantos do mundo, começou a procurar maneiras de usar os raios em várias , novas aplicações . Os raios X foram utilizados para diagnóstico logo após a sua descoberta, e muito antes de os perigos associados à radiação ionizante foram compreendidos. De radiografia cresceu a especialidade médica de radiologia , que se ramificou para incluir técnicas de diagnóstico que não envolvem diretamente o uso de radiação . De raios-X tradicionais , tomografia computadorizada , mamografia, angiografia e fluoroscopia veio ultra-som , ressonância magnética e outras técnicas de diagnóstico médico .
Benefícios
O uso do X- raios em medicina resultou em diagnósticos mais precisos e melhores opções de tratamento para uma variedade de condições , incluindo ossos quebrados , câncer, distúrbios do desenvolvimento , trauma medular e condições dentárias. Radiografia permite que os médicos de localizar, acessar e tratar fraturas , monitorar o progresso de artrite e outras doenças dos ossos e articulações , planejar e realizar cirurgias complicadas , encontrar tumores , detectar infecções , diagnosticar e tratar problemas dentários e identificar anormalidades no cérebro, pulmões e outros órgãos . A radiografia industrial oferece um meio não- destrutivos de detecção de falhas durante e após a fabricação e permite que funcionários de segurança pública para examinar materiais perigosos ou suspeitos à redução do risco de lesões pessoais.
Considerações
Porque radiografia envolve o uso de radiação ionizante , há riscos associados ao seu uso . No entanto, existem regulamentos para proteger os trabalhadores e profissionais de saúde da exposição a raios gama e raios-X, e mais equipamento utilizado hoje não emite níveis de radiação alta o suficiente para ser uma preocupação séria. A exposição repetida à radiação faz transportar um pequeno risco de câncer, mas os benefícios médicos da exposição , como o diagnóstico e /ou tratamento preciso , geralmente superam os riscos . São necessários cuidados especiais durante um exame radiográfico para proteger tanto o profissional de saúde eo paciente da exposição desnecessária .