agentes de contraste à base de gadolínio causar reações alérgicas com menos freqüência do que os agentes de contraste utilizados em raios-X , que incluem iodo , de acordo com RadiologyInfo.org . No entanto, reações alérgicas ainda ocorrem. Os sintomas de uma reacção alérgica incluem urticária, comichão na pele , coceira nos olhos e uma erupção cutânea. Alguns pacientes podem apresentar inchaço facial ou falta de ar , de acordo com Schmidt &Clark.
Perigos para o feto
agentes de contraste à base de gadolínio pode prejudicar o feto se administrado para uma mulher grávida, de acordo com a Universidade da Califórnia, San Francisco ( UCSF) . No entanto, os agentes de contraste gadolínio pode ser usado durante a gravidez se essencial. Mulheres de enfermagem pode continuar a amamentar depois de receber gadolínio , de acordo com UCSF , uma vez que apenas uma pequena quantidade de gadolínio atinge o leite.
Fibrose nefrogênica sistêmica
Alguns pacientes que receberam agentes de contraste à base de gadolínio desenvolveram fibrose sistêmica nefrogênica (NSF), uma condição que causa espessamento da pele. NSF pode ser fatal. Pacientes com insuficiência renal ou disfunção renal , incluindo disfunção renal causada por um transplante de fígado , estão em risco de NSF . Estes doentes devem evitar agentes de contraste à base de gadolínio , sempre que possível . Sinais de NSF incluem inchaço , endurecimento, coceira, ardor ou escurecimento da pele , levantou manchas amarelas sobre os olhos , rigidez articular e fraqueza muscular.