casa | | Informação em Saúde > | setor de Saúde | hospício
Qual é a finalidade do transplante de pulmão?
O objetivo do transplante de pulmão é substituir pulmões danificados ou doentes por pulmões saudáveis de um doador. O transplante pulmonar é normalmente considerado para pessoas com doenças pulmonares em estágio terminal, como:
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
- Fibrose cística
- Fibrose pulmonar idiopática (FPI)
- Sarcoidose
- Hipertensão pulmonar
O transplante pulmonar pode melhorar a qualidade de vida e as taxas de sobrevivência de pessoas com essas condições. O objetivo do transplante pulmonar é restaurar a função pulmonar, reduzir os sintomas e permitir que os pacientes vivam mais e com mais saúde.
O transplante pulmonar é um procedimento cirúrgico complexo que requer uma equipe de profissionais de saúde qualificados. O procedimento normalmente envolve a remoção dos pulmões doentes e sua substituição por pulmões de doadores saudáveis. Os pulmões do doador estão ligados às vias aéreas e aos vasos sanguíneos do receptor, e o sistema imunológico do receptor é suprimido para evitar a rejeição dos pulmões do doador.
Após o transplante de pulmão, os pacientes precisarão tomar medicamentos imunossupressores por toda a vida para evitar a rejeição dos pulmões do doador. Eles também precisarão ser monitorados de perto pela equipe de saúde quanto a quaisquer complicações ou sinais de rejeição.