casa |  | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | hospício

Como surgiu a organização do hospício?

O movimento dos hospícios remonta ao século IV, quando os primeiros hospitais ou hospícios foram fundados pela Igreja Católica, principalmente para o cuidado de viajantes pobres. Na Idade Média, numerosas instituições religiosas e seculares prestavam cuidados de fim de vida aos doentes, feridos e moribundos, e muitos desses hospícios estavam ligados a mosteiros. Foi só no século XIX que um novo interesse foi despertado por vários líderes sociais e religiosos, incluindo:

- Florence Nighingale fundou um “Home for Dying Paupers” em Londres, Inglaterra, conhecido pelo seu ambiente pacífico e digno.

- Marie Curie, física e química pioneira na investigação sobre radioactividade e fundadora do primeiro instituto do rádio, também defendeu cuidados compassivos no fim da vida.

- Cicely Saunders, médica e assistente social britânica, é amplamente reconhecida como uma das fundadoras do movimento moderno de cuidados paliativos. A sua abordagem à prestação de cuidados terminais centrou-se num modelo holístico e compassivo que enfatizava o alívio da dor, o apoio emocional e a dignidade dos moribundos.