revestimentos cerâmicos são normalmente feitas de compostos especiais que possuem propriedades mais fortes do que o revestimento regular. Compostos em revestimentos cerâmicos incluem carbonetos , boretos , nitretos, e silicietos que são difíceis suficiente para manter o material de acumular resíduo e tornando-se propensos à ruptura durante a utilização . O processo de pulverização catódica é utilizada no revestimento . Isto remove certas porções do material de revestimento , e deposita uma película fina e de forma segura ligada sobre a superfície . Durante o processo de pulverização catódica , elementos tais como azoto e hidrocarbonetos são adicionados ao revestimento de cerâmica . Quando adicionado , estes elementos tornam a solução mais flexível e elástica.
Tipos
Existem dois tipos de revestimentos cerâmicos, de camada única e multi- camada. Revestimentos de camada única são geralmente aplicados em materiais já fortes que nem sempre são expostos a danos , tais como plásticos e não-metálicos produtos de PVC . Revestimentos multicamadas são usados em produtos mais delicados, como fibra de vidro , metais e outros itens utilizados para fins industriais ou de laboratório especial .
Propriedades
Entre os Propriedades em que os revestimentos cerâmicos são conhecidos por incluem melhorou a resistência , a dureza , elasticidade e resistência à oxidação . Resistência à oxidação é a característica mais importante, pois mantém o produto não só de quebrar ou ser danificado, mas também de ferrugem e outros efeitos da oxidação devido à exposição a vários agentes atmosféricos.
Estrutura
a maioria dos revestimentos cerâmicos hoje são desenvolvidos em multi- camadas e superlattices . Eles são desenvolvidos alternadamente colocando dois filmes de componentes diferentes para chegar a estruturas em camadas . Por meio das estruturas de camadas múltiplas e superrede , cada material do componente possa funcionar optimamente e proteger o produto contra danos ou quebras. Em alguns revestimentos , outros elementos tais como vanádio , alumínio , crómio , e o ítrio, são usados para proporcionar uma camada mais substancial na solução . Estes elementos melhorar a força ea qualidade do revestimento, especialmente aqueles utilizados em produtos pesados.
Melhoria
Atualmente, as formas mais fortes de revestimentos cerâmicos têm sido desenvolvidos e, o mais popular é o revestimento nanocompósito . Seu processo de fabricação envolve duas fases, a fase nanocristalino ea fase amorfa. Revestimentos cerâmicos nanocompósitos fornecer não só a protecção habitual de revestimentos de camada única e de múltiplas camadas , mas também apresentam propriedades termodinâmicas . Revestimentos cerâmicos nanocompósitos são encontrados principalmente em instrumentos de laboratório , itens de aço cirúrgico e outras tecnologias que necessitam de proteção contra o calor altamente especializada , a corrosão e oxidação.