Determinar a programação necessária para a medicação para o indivíduo . Medicamentos podem ter de ser tomadas na hora das refeições , antes de dormir, depois de uma atividade específica ou em um momento específico . Por exemplo, um diabético pode precisar de tomar medicação no café da manhã , no jantar e mais uma vez na hora de dormir .
2
Escolha símbolos para representar que a medicação deve ser tomada . Um exemplo seria a utilização de uma imagem de um garfo e faca para significar as refeições. Adquirir fotografias a cores do medicamento específico que precisam ser tomadas .
3
Desenhe um rascunho do mapa conceitual . Desenhe os símbolos escolhidos para indicar a hora do dia na linha de cima . Espaço-los longe o suficiente para permitir uma informação adicional a ser adicionado abaixo de cada símbolo. Faça um desenho do medicamento específico , sob o símbolo de tempo apropriado no rascunho . Fotografias reais serão usados na versão final . Identifique a quantidade de cada medicamento logo abaixo do desenho da medicação. O tempo do dia deve começar com a manhã no lado esquerdo do papel e mover-se para deitar no lado direito do papel . Cada refeição ou tempo que requer medicação deveria ter um símbolo visual sobre o papel . Rever o projecto com o paciente para garantir que eles entendem todos os símbolos .
4
Criar uma cópia final do mapa conceitual e incluem setas apontando para a direita ao longo da página entre os momentos do dia. Adicionar rótulos como o nome refeição específica , nome do medicamento ea hora do dia se o desejar. Outros rótulos que podem ser utilizados são detalhes sobre quando a medicação deve ser tomada , como " 15 minutos antes do café da manhã " ou " direita antes de ir para a cama. " Utilize a imagem da medicação junto com o nome do medicamento para ajudar a evitar a confusão para um paciente que pode tomar mais de uma pílula .