Médicos lutou muito contra a cláusula de HMO mordaça, dizendo que poderia destruir a confiança entre eles e seus pacientes. Eles também disseram que a cláusula poderia reduzir significativamente as chances de recuperação de um paciente gravemente doente necessitando de tratamento inovador e todas as informações sobre sua doença.
Lei proibindo mordaça Cláusulas
Dezembro de 1996, o governo do presidente Bill Clinton proibiu a utilização da cláusula da mordaça por planos de saúde e outros planos de saúde que tratam de pacientes do Medicaid .
posição das associações
um artigo de 1997 , o "Wall Street Journal " informou que a Associação Médica Americana reclamaram médicos enfrentam ações disciplinares de planos de saúde para a discussão de opções descobertas. A Associação Americana de Planos de Saúde , que representa a indústria de HMO , respondeu através da emissão de declarações contra o uso de cláusulas da mordaça.
Gag Cláusulas hoje
HMOs dizem que já não usar cláusulas da mordaça. No entanto, texto do contrato, ainda adverte contra médicos fazendo comentários depreciativos contra planos de saúde .