casa | | Informação em Saúde > | setor de Saúde | Gestão de Saúde
O que é um especialista em MFM?
Um especialista em medicina materno-fetal (MFM) ou perinatologia é especializado em cuidar de mulheres com risco aumentado de complicações antes, durante e depois da gravidez, incluindo:
* Idade materna avançada (acima de 35 anos)
* Condições crônicas de saúde, incluindo diabetes, pressão alta, doenças renais, lúpus e problemas de tireoide
* História de complicações na gravidez, incluindo aborto espontâneo recorrente, trabalho de parto prematuro, parto cesáreo e defeitos do tubo neural
* Gestações múltiplas (gêmeos, trigêmeos ou mais)
* Problemas placentários, como placenta prévia e descolamento prematuro da placenta
* Problemas fetais, incluindo anomalias genéticas, defeitos cardíacos, restrição de crescimento e infecções
Os MFMs são obstetras e ginecologistas (OB-GYNs) que possuem formação adicional em saúde materna e fetal. Isto significa que compreendem as necessidades complexas das mães e dos bebés durante a gravidez, o trabalho de parto, o parto e o período pós-parto. Eles são treinados nos mais recentes métodos de diagnóstico e tratamento e muitas vezes podem prestar cuidados a mulheres com gestações de alto risco que, de outra forma, exigiriam hospitalização ou cuidados especializados.
Os MFMs são especialistas em ultrassom e outras técnicas de imagem usadas para monitorar a saúde do feto. Eles também trabalham em estreita colaboração com outros especialistas, como neonatologistas, geneticistas e cardiologistas, para fornecer atendimento integral às mulheres e aos seus bebês.
Se você estiver grávida ou pensando em engravidar e tiver algum dos fatores de risco listados acima, considere consultar um especialista em MFM.