As probabilidades são de que cada hospital ou outro serviço médico de emergência em todo o país experimentará mortalidade dos pacientes em algum momento. A questão na gestão de riscos de saúde - envolve o trabalho de limitar a taxa de mortalidade dos pacientes , tanto quanto possível e confiná-la aos casos em que a equipe médica não se tornem clinicamente responsável . Gerentes de risco de saúde realizar essa tarefa através da criação de protocolos de segurança do paciente , que incluem coisas como o consentimento informado para procedimentos médicos e os critérios de triagem para o tratamento para garantir que os pacientes mais doentes são tratados em primeiro lugar.
Proper equipe médica
Ter critérios em vigor para a contratação aceitável de pessoal médico pode reduzir os riscos associados a cuidados de saúde de acordo com a Escola de Medicina da Universidade de Harvard. Garantir que os médicos, enfermeiros e outro pessoal médico são devidamente credenciados e licenciados , trabalha para reduzir o risco de um erro médico ocorre porque o profissional não foi qualificado. Parte desta estratégia não envolve a contratação de médicos com uma elevada percentagem de reclamações de negligência médica. Estratégia de risco de som também inclui a contratação de gerentes de credenciais que realizam extensas sessões de licença e pesquisa credencial em todos os candidatos o pessoal médico .
Reforço da segurança em áreas de alto risco
acordo para o site para Harvard University Medical School , 62 por cento de todas as reivindicações da malversação vêm de quatro áreas de alto risco : cirurgia, obstetrícia , diagnóstico e medicação . Criação de protocolos que tratam especificamente desses quatro áreas é uma das principais preocupações na gestão de riscos de saúde. Estratégias para limitar os riscos nessas áreas podem ser dedicada equipe para garantir salas de cirurgia estão completamente limpas e só os cirurgiões com classificações de segurança adequadas estão autorizados a realizar os procedimentos . Instalando o software que monitora ativamente medicamentos de pacientes e relógios para interações potencialmente prejudiciais também evita erros na entrega de medicamentos e criar riscos de saúde.