Em muitos grupos de apoio a primeira regra é que todas as informações compartilhadas no grupo permanecerão confidenciais. Isso significa que você deve ter contato com alguém de fora do grupo , você não compartilhar o que outros membros do grupo já lhe disse, nem você divulgar quaisquer nomes , residências ou outros elementos de qualquer membro do grupo fora do grupo . Esta regra é a número um , porque ajuda a garantir uma sensação de segurança entre os membros do grupo , que tendem a compartilhar informações privadas sobre as suas emoções e experiências .
Estado de Aceitação
para a maioria dos grupos de apoio , é importante que os membros optar por aceitar um ao outro e tentar abster-se de julgamento , pois isso pode impedir as pessoas de entrar e permanecer no grupo . As regras que dizem respeito à aceitação incluem dando a todos a oportunidade de compartilhar e reconhecer o direito de falar e de permanecer calado. Os membros devem abster-se de falar de alguém no grupo que não está presente.
Rule of Advice
Alguns grupos são executados por profissionais de saúde mental em que caso o administrador de sessões de grupo é esperado para dar conselhos e orientação. No entanto , os grupos que são executados por não-profissionais (às vezes chamados grupos de leigos ) pedir aos seus membros para evitar dar conselhos, como o conselho pode , mesmo involuntariamente , ser percebida como condescendente.
Estado de Prontidão e Exclusividade
Outro comum , e rigorosamente respeitado, regra em grupos de apoio é começar e terminar a reunião prontamente. Alguns grupos de apoio não permitem que amigos ou familiares para participar de reuniões . Por exemplo, um grupo de sobreviventes de cancro da mama é apenas para mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama. A idéia é colocar-se em um ambiente com outras pessoas que compartilharam experiências semelhantes para angariar um senso de comunidade e eliminar a sensação de que situações difíceis têm de ser suportado sozinho.