A tecnologia é apenas tão bom quanto a pessoa que os programas de TI e os profissionais de saúde que a utilizam . Um prestador de cuidados de saúde que depende muito de tecnologia pode gastar muito pouco tempo para conhecer o paciente como um indivíduo e muito tempo interagindo com o equipamento. Por exemplo, existe o perigo de que eles podem perder um sintoma que não se enquadram nas " preto e branco" parâmetros de um prontuário eletrônico .
Resultados negativos
Muitos procedimentos tecnológicos estão salvando a vida, mas cada um tem seu próprio risco para o paciente. Por exemplo , procedimentos cirúrgicos , radioterapia ou quimioterapia podem oferecer vantagens, mas pode levar a efeitos negativos . Este tem sido verdadeiro com qualquer procedimento médico uma vez que mesmo a aspirina simples pode ser usado de forma inadequada , mas a tecnologia deve ser sempre avaliados para o risco versus recompensa
aumento dos custos
<. p> Novos avanços tecnológicos podem levar a maiores custos de paciente devido à pesquisa e marketing relacionado a trazê-lo para o mercado , bem como o lucro para o criador e fabricante. Enquanto a tecnologia avança , geralmente o mesmo acontece com o custo , especialmente se ele oferece aos pacientes uma solução que não estava disponível anteriormente para eles. Embora isso possa ser uma bênção para as condições que são recém- tratáveis ou crônica , a nova tecnologia vai resultar em custos adicionais e de longo prazo.
Uso Impróprio
Grande parte tecnologia médica é vendido através de representantes de vendas dos fabricantes , cuja função é vender o produto. Eles podem fazer adequadamente o prestador de cuidados de saúde consciente de uma nova opção. Mas eles também podem usar um incentivo que encoraja um prestador de serviços médicos a utilizar a tecnologia ou novo produto se de não é no melhor interesse de que o paciente específico.
Invasão de Privacidade
Nova tecnologia computadorizada , como registros médicos eletrônicos (EMR) armazena e gerencia as informações do paciente para compartilhar com o paciente e todos os prestadores de cuidados de saúde. A história médica pode incluir os resultados dos testes , medicamentos, informações de faturamento e muito mais. É uma conveniência, mas também oferece a possibilidade de mau uso, resultando em uma perda de dados pessoais e da privacidade do paciente .