simpátrica é um tipo de especiação em que novas espécies evoluem a partir de uma espécie ancestral . Isso acontece quando as espécies habitam a mesma área geográfica. A fim de reduzir o fluxo de genes entre as diferentes partes de uma população , a especiação simpátrica não exige distância geográfica . Este modo de especiação é freqüente em plantas porque os planos são propensos a desenvolver conjuntos de cromossomos homólogos . Em animais, a especiação simpátrica ocorre em moscas e vermes.
Parapatric Especiação
especiação parapátrica , nenhuma barreira extrínseca ao fluxo de genes existe. Na presença de população contínua, acasalamento ao acaso não ocorre. Neste tipo de especiação , organismos tendem a acoplar-se com os seus homólogos vizinhos do que com os organismos de uma população geográfica distante . Em toda a gama da população, de especiação resultados parapatric em distinções em populações por causa do reduzido fluxo gênico em toda a gama da população.
Especiação alopátrica
alopátrica especiação é um isolamento geográfico em que algo extrínseco ao organismo inibe -o de acasalamento com o outro com freqüência , levando à especiação. O isolamento pode ocorrer devido a uma grande distância ou barreiras físicas como rios e desertos . Mas, em alguns tipos de ambientes que ocorre, por exemplo , em barreiras porosas pelo qual os organismos podem atravessar a acasalar com membros do outro grupo . Para a especiação a ser considerado alopátrica , o fluxo gênico entre as diferentes populações deve ser reduzida.
Peripatric Especiação
Ernst Mayer cunhou o modo peripatric de especiação, e é um versão especial da especiação alopátrica . Ela ocorre quando uma das populações isoladas tem muito poucos organismos individuais e novas formas de espécies são formadas em isolamentos periféricas isoladas .