Segundo os planos de seguros não -privadas , o governo pode ditar qual provedor de seguro de pessoas pode usar , o que as taxas que pagam e que cobertura que recebem. Privatização deixa as pessoas decidirem por si próprios , onde eles receberão assistência , o que os prémios que pode pagar e se a política se adapte às suas necessidades.
Preços
Em seguros não- privado , o governo pode decidir as taxas de seguro . O seguro privado , ao contrário, permite que as companhias de seguros competir uns com os outros , por sua vez, permite aos clientes fazer compras para uma taxa mais barata .
Cidadania e Jurisdição
Governo seguro - financiado , por vezes, só se aplica aos cidadãos registradas de uma jurisdição . Como resultado, os residentes legais que ainda não se tornaram cidadãos podem ficar sem cobertura. O mercado privado faz seguro disponível para quem pode pagar o prêmio --- a desvantagem , claro, é que as classes mais pobres pode não ser capaz de pagar o prêmio .
Falta de Outras Captações
Em países onde os recursos públicos são limitados , o financiamento privado de seguro pode ser a única forma de as companhias de seguros são capazes de obter os fundos necessários para a operação. Esta situação é relevante especialmente em países de alta da população , uma vez que uma população maior significa que o governo precisa financiar mais consumidores.