O custo dos cuidados de saúde aumentou de 714.000 milhões dólares em 1990 para US $ 2,3 trilhões em 2008, de acordo com kaiseredu.org . Isto coloca um enorme fardo sobre os empregadores que oferecem cobertura , bem como os indivíduos que devem comprar sua cobertura de saúde a si mesmos no mercado aberto . Os defensores do sistema de saúde universal afirmam que a cobertura universal reduziria o custo dos cuidados de saúde para todos. Isso ocorre porque , em vez de indivíduos e pequenos grupos que compram a cobertura, todos estariam na mesma cobertura de compra do grupo juntos.
Cobertura Universal Already
Randall Hoven , escrevendo para o website conservador American Thinker , descreveu o sistema de saúde americano como " o pior dos dois mundos", acrescentando que " estamos a pagar por cobertura universal de saúde , mas não consegui-lo. " Isso se refere ao fato de que qualquer um que necessitam de cuidados urgentes , que aparece em um hospital deve , por lei, ser tratado no hospital ou transferidos para outra unidade . Além disso, os governos federal e estadual já oferecem uma variedade de mandatos a respeito de quais os tipos de seguradoras de cuidados e serviços de cuidados de saúde deve fornecer.
Eficiência
Porque o lei exige que todos os que aparecem em um cuidado que requer do hospital devem ser tratados , muitas pessoas adiar recebendo tratamento para doenças simples e feridos até que se tornem problemas muito maiores . O cuidado hospitalar não é o tratamento mais custo-efetiva para uma série de problemas. O fato de que algumas pessoas dependem de assistência hospitalar como médico primário aumenta o custo de cuidados de saúde para todos. A Coalizão Connecticut de Atenção à Saúde Universal estima que os Estados Unidos gastam 40 por cento mais sobre a cobertura de cuidados de saúde do que qualquer nação com cuidado universal.
Preocupações éticas
Enquanto um número de proponentes de cuidado universal fazê-lo a partir do ponto de vista de custo e eficiência, os outros fazê-lo a partir de um ponto de vista ético simples . Esses defensores da assistência universal consideram antiético que a saúde está subordinada ao lucro privado , o que significa que o lucro vem antes de necessidade ao determinar quem fica com os cuidados de saúde .