Os sistemas tradicionais de cuidados primários se concentrar em tratar o paciente "doente" , ou tratar o paciente após a doença ou a doença se desenvolve. De acordo com a Universidade de Saskatchewan , a abordagem de cuidados primários de saúde utiliza a educação e conscientização para promover a saúde eo bem-estar dentro do tecido da vida cotidiana de uma sociedade. Com efeito , os cuidados primários de saúde funciona como um esforço de colaboração que requer o apoio de decisores políticos governamentais, sistemas de saúde e organizações comunitárias. Ao fazer isso, as pessoas se tornam menos dependentes dos serviços de saúde para manter a boa saúde e mais envolvidos nos hábitos que promovem a vida saudável.
Abordagem Preventiva
cuidados primários de saúde usa uma abordagem preventiva , que afeta as pessoas nos lugares onde eles passam a maior parte do seu tempo , como ambientes de casa, escola e trabalho . Através da educação e iniciativas de sensibilização implementadas pelos sistemas de saúde , agências governamentais e os esforços da comunidade , as pessoas são fornecidos as ferramentas necessárias para manter as suas necessidades básicas de saúde em termos de nutrição, exercício e gestão do stress . Com efeito, os hospitais e os médicos se um aspecto dos cuidados de saúde , em vez de o seu principal meio e foco. O resultado final trabalha para capacitar os indivíduos a assumir um papel ativo em seu estado de saúde através da implementação de hábitos saudáveis em suas vidas cotidianas.
Collaborative Sistema
Como sistema colaborativo, cuidados primários de saúde desempenha um papel fundamental dentro do governo, os sistemas de ensino , bem como no âmbito dos processos que compõem os sistemas de saúde existentes. Como um sistema colaborativo, cuidados primários de saúde pode direcionar ou necessidades de saúde de uma comunidade da sociedade existentes do ponto de vista preventivo. De acordo com a Universidade de Saskatchewan, esta abordagem permite que os profissionais de saúde para funcionar como redes de apoio , e não como os que prevêem , ou tornar a saúde possível. A participação do governo nos cuidados primários de saúde faz com que seja possível alocar as verbas necessárias e incentivos financeiros para as organizações comunitárias e profissionais de saúde .
Acessibilidade
A abordagem de cuidados de saúde primários, enfatiza a importância das pessoas serem capazes de acessar as ferramentas e serviços necessários para manter um padrão de vida saudável. Os programas de educação que explicam necessidades nutricionais e promover a saúde mental e espiritual fornecer a estrutura preventiva necessária para suportar as necessidades básicas de saúde. A acessibilidade também significa fazer cuidados de saúde acessíveis para que todos os segmentos dentro de uma população têm acesso a serviços de cuidados de saúde necessários , tais como a assistência à maternidade , vacinas e medicamentos necessários . Com efeito , os sistemas e serviços de prestação de cuidados de saúde situam-se em áreas onde as pessoas são capazes de acessar e usá-los.