A prática da sangria foi originalmente inventado pelos gregos em torno do tempo de Hipócrates , que a pessoa que inventou isso não é conhecido atualmente . Muitos médicos gregos famosos expôs as virtudes da flebotomia e sangria. Herófilo , Archagathus , e Galeno tudo alegou que a sangria era necessário retornar um indivíduo que estava doente, de volta à saúde . "Bleeding " um paciente foi baseada no fato de que as mulheres menstruam regularmente. Desde que era uma ocorrência natural desta foi assumida como um sinal de boa saúde. Hipócrates pensei que este era um processo pelo qual maus humores foram naturalmente eliminados do corpo e propôs que um médico pode imitar este , induzindo o paciente a sangrar pela mesma razão .
História da
métodos iniciais de sangria envolveu o corte de linhas superficiais em vários pontos do corpo para induzir sangramento intenso . Este baseou-se no princípio de que o corpo e a sua saúde foram controlados pela presença de quatro fluidos ou humores . Se a proporção desses humores se tornar desequilibrado, isso resultaria em doença. À medida que os séculos se passaram muito pouco sobre essa teoria mudou . Pessoas foram sangrados seco por médicos como um tratamento para feridas que eram , em si mesmas , não é perigoso , salvo por perda de sangue grave. Em meados dos anos 1800 , acreditava-se que você poderia reduzir a infecção em uma determinada área por " limpar " as veias de sangue infectado. Foi aqui que o termo flebotomia entrou em uso . Não foi até 1901 que a prática da sangria ou flebotomia foi considerada charlatanismo. A prática foi alterada significativamente como a ciência médica melhorou ao longo das décadas seguintes . Os testes utilizados para detectar doenças que foram desenvolvidos necessárias pequenas amostras de sangue . Este é o lugar onde o termo flebotomia foi reavivado , embora seu propósito mudado. Ao invés de um tratamento , flebotomia havia se tornado parte de um processo de diagnóstico , o que ainda é hoje.
Função
Hoje flebotomia é realizada sob muito rigidamente regulamentada condições . Um técnico flebotomia licenciado fica o paciente para baixo. O técnico veste um conjunto de luvas de látex estéreis e coloca um torniquete sobre o membro do paciente que ela tem a intenção de extrair sangue . Tipicamente, o sangue é retirado da veia grande que funciona para baixo no interior da articulação do cotovelo . Os bebés deve ter sangue retirado de uma veia entre os dedos dos pés , uma vez que é o único bem desenvolvida . O técnico sente pela veia à espreita por baixo da pele e marcas tipicamente com uma caneta ou marcador. Ela esteriliza a superfície contra a infecção com um cotonete de álcool isopropílico . Se precisa ser tomada apenas uma única amostra , o técnico prepara uma seringa simples. Se vários exames de sangue devem ser realizados o técnico prepara uma seringa conectada a um tubo de corpo aberto chamado de Vacutainer . O técnico perfura a pele com a ponta da agulha e que facilita na veia . Ela vai , em seguida, extrair o êmbolo da seringa para colher a amostra , ou conectar um tubo selado a vácuo para a parte de trás do Vacutainer . O tubo vai encher-se de sangue. O técnico retira simplesmente o tubo e encaixa em outro lugar até que todos os tubos de amostra foram preenchidos . O técnico pressiona um curativo sobre a punção e remove a agulha, a aplicação de pressão para evitar qualquer sangramento. A bandagem é colocada no lugar e o paciente está livre para ir.
Benefícios
O benefício de flebotomia é enorme. Sem a capacidade de extrair o sangue, há exames de sangue poderia ser realizada. Com a incapacidade de realizar exames de sangue , milhares de doenças perigosas , transmissíveis ou mortais não seria diagnosticada . A taxa de morte por doença seria incalculavelmente vasto e muitas doenças que as pessoas do mundo têm erradicada ainda estaria correndo solta . Phlebotomy é usado para testar os níveis de açúcar no sangue de pessoas com diabetes. Ele testa os níveis de hemoglobina em pessoas propensas a anemia. Testes de DNA e as comparações são mais facilmente realizados com amostras de sangue. Quase nenhum dos avanços médicos feitos ao longo do século passado, teria sido feito sem métodos seguros e humanas de flebotomia .
Fatores de Risco
Apesar da grande saltos que a ciência médica fez no século passado , ainda há riscos envolvidos em qualquer procedimento médico , não importa quão pequena . O mais comum destes são os riscos de infecções menores da área onde a agulha ter perfurado a pele . Isto pode conduzir a febre e graves no desenvolvimento de tecido de cicatrização na área afectada . Septicemia , mais coloquialmente conhecido como envenenamento do sangue , pode ocorrer se os materiais não esterilizados são utilizados para a flebotomia . Isto pode resultar em febre , danos cerebrais , danos nos órgãos internos , dos tecidos necrotization e morte afectadas . É por isso que é tão importante que as agulhas nunca ser reutilizados e pele ao redor da veia é esterilizado de todos os agentes patogénicos. Pessoas com certas predisposições genéticas podem desenvolver Hemocromatose de repetidas punções por agulhas de flebotomia . Esta é uma acumulação potencialmente fatal de níveis de ferro no corpo . À medida que a doença se manifesta logo após ser perfurado por ferro ou aço , tende a tornar-se conhecido muito cedo na vida de uma pessoa.