Quando você pensa de um terapeuta da fala , você pode pensar de professores, alunos e lisps . Fonoaudiólogos , também conhecido como fonoaudiólogos ou SLPs , são responsáveis por muito mais do que esse estereótipo sugere. SLPs trabalhar em muitos ambientes diferentes , abordando não só questões de pronúncia , mas também de outras áreas afins, tais como o processamento cognitivo , deglutição e comunicação.
Tipos
Fonoaudiólogos abordar uma amplo espectro de comunicação e deglutição em seus clientes, incluindo controle de voz, volume da voz , encontrar palavra e de associação, problema avançado habilidades para resolver e dificuldade em engolir, para citar apenas alguns. Junto com fonoaudiólogos , SLPs são licenciados nacionalmente pela American Speech- Language-Hearing Association, ou ASHA , que premiará um Certificado de Competência Clínica , ou CCC . A fim de obter um CCC, uma terapeuta da fala deve se formar a partir de um programa em nível de doutorado ou mestrado e passar no exame de direção nacional . Após este credenciamento inicial, fonoaudiólogos devem atender aos requisitos de educação continuada anual de Asha para recertificação.
História
Segundo a ASHA , fonoaudiologia nasceu no início de 1900 de grupos de interesses especiais que desenvolveram cedo um currículo SLP , bem como ferramentas de avaliação para o campo. Estes pioneiros da terapia da fala também estabeleceu normas para que as pessoas com distúrbios da comunicação podem ser comparados. Muitos dos principais membros desses grupos iniciais passou a encontrar -se ASHA . Hoje, aspirante fonoaudiólogos deve ter um diploma de bacharel e pré-requisitos especificados , a fim de candidatar-se a aceitação no programa de um mestre de SLP credenciada.
Função
função de um terapeuta da fala em a equipe médica multidisciplinar varia. Em ambientes escolares , elas podem ajudar as crianças através dos estágios de desenvolvimento da fala , se problemas como gagueira ou anunciação são aparentes. Em um cenário neurológico , podem ajudar pacientes em recuperação de acidentes vasculares cerebrais ou lesões cerebrais para se comunicar de forma eficaz , se eles têm dificuldades de se expressar. No trauma, um terapeuta da fala pode ajudar um paciente a usar uma placa de comunicação se eles são incapazes de falar . Em geriatria, SLPs podem ensinar os clientes deglutição exercícios ou recomendar consistências alimentares alternativos para evitar a asfixia durante as refeições .
Benefícios
Os benefícios de trabalhar com uma fonoaudióloga CCC são facilmente medido através de avaliações padronizadas que traçar o progresso do cliente do começo ao fim . No entanto , existem muitas coisas que não podem ser medidos . Clientes pediátricos e adultos tanto ganhar confiança com o seu discurso. Clientes com distúrbios da deglutição aprender a lidar com os alimentos regulares novamente sem o risco de aspiração. Aqueles que utilizam dispositivos de comunicação alternativos podem , mais uma vez interagir com o mundo . Todos eles têm uma fonoaudióloga para agradecer .