O Código de Ética tem 15 princípios para lidar com esses ideais, e cada princípio tem vários subtópicos. As duas seções principais são clínica e profissional. Questões clínicas incluem o bem-estar do cliente e direitos , questões de confidencialidade , o uso adequado de testes e pesquisa ética. Questões profissionais incluem competência , relações profissionais , relações com funcionários e alunos , padrões éticos e legais , aconselhamento on-line e resolução de problemas éticos .
Questões clínicas
A seção clínica mandatos determinados comportamentos para manter o Código de Ética . Estas incluem políticas anti- discriminação, maneiras específicas de lidar com vários clientes na mesma família , restringindo relacionamentos íntimos com ex-clientes em determinados períodos de tempo e proibindo esse tipo de relacionamento com os clientes atuais , pro bono ( prestação de serviços com baixa ou nenhuma taxa ) , e as razões para terminar um relacionamento de aconselhamento. Esta seção também aborda a seleção teste psicológico , administração e interpretação .
Questões profissionais
Os endereços seção profissionais como para manter os mais elevados padrões através da educação e formação continuada , construção de relacionamentos profissionais com base na dignidade e respeito , proibindo relações íntimas com os alunos e funcionários sob supervisão direta , e não usando uma afiliação institucional para recrutar clientes para um consultório particular .
Bem-Estar do Cliente
o mais atenção no Código de cuidados de saúde mental de Ética é dedicado ao bem-estar do cliente. O Código afirma que a principal responsabilidade dos conselheiros é respeitar a dignidade ea integridade de cada cliente . Conselheiros e os clientes devem trabalhar juntos para criar planos integrados, de aconselhamento individual . Conselheiros nunca deve discriminar em sua prática contra quaisquer grupos de pessoas , e deve fazer um esforço para entender qualquer diversidade cultural relevante. Eles não devem aceitar clientes com os quais já têm relacionamentos. Relações sexuais com os clientes atuais são estritamente proibidos , e os conselheiros não são para fornecer serviços de aconselhamento para qualquer um com quem já teve um relacionamento íntimo.
Online Aconselhamento
as questões profissionais , o Código dedica muita atenção para a mais recente forma de aconselhamento - aconselhamento on-line - em parte porque os padrões de treinamento oficiais ainda não foram criados. Conselheiros de saúde mental deve avaliar cuidadosamente a competência de seu trabalho nesta área. Eles devem se certificar de que os clientes a entender as limitações deste tipo de serviço, e que o aconselhamento on-line pode não ser benéfica em todas as situações.