Os pacientes necessitam de oxímetros de pulso quando a oxigenação é instável. Eles são usados principalmente em unidades de terapia intensiva , salas de emergência e os departamentos de cuidados intensivos.
Equívocos
A oximetria de pulso não mede a ventilação , o metabolismo do oxigênio, ou todos níveis de gases no sangue; ele só determina a quantidade de oxigênio contido no sangue.
Falsas baixas Leituras
Hipoperfusão da extremidade sensored , aplicação inadequada do sensor , a pele calejada e movimento estranho podem causar leituras de oximetria falsamente baixos , que podem fazer os profissionais de saúde para tratar o paciente hipoxemia quando não há necessidade .
alta leituras falsas
Se hemoglobina é obrigado a algo mais além de oxigênio , ou se o paciente tem monóxido de carbono ou envenenamento por cianeto , o oxímetro pode produzir uma leitura falsamente elevada. Tais leituras podem mascarar sinais de hipoxemia , uma condição potencialmente perigosa.
Função adicional
Kirk Shelley , da Universidade de Yale descobriu que o oxímetro de pulso também pode ajudar a detectar a perda de sangue através da aplicação de um algoritmo que converte as mudanças de absorção das estimativas de volume de sangue.