As células-tronco colhidas de fetos são chamadas pluripotentes . Isso significa que eles têm o potencial de se transformar em qualquer tipo de célula humana. As células estaminais pluripotentes vêm das células internas de um blastocisto ( um embrião de 4 a 5 dias de idade ) , embora os cientistas também pode criar células estaminais a partir de tecido retiradas de embriões mais velhos . Em teoria , as células estaminais podem dividir-se indefinidamente , desde que o organismo vivo . Quando uma célula -tronco se divide , ele cria duas células-filhas que podem se tornar ou células-tronco ou outro tipo de célula , como sangue, pele ou fígado. As células pluripotentes são cultivadas em laboratório para a produção de mais linhas de células pluripotentes .
Células hematopoiéticas
As células hematopoiéticas são células-tronco fetais colhidas a partir do sangue do cordão umbilical após um bebê nasce . Estas células têm maior probabilidade de produzir células sanguíneas , pelo que a sua utilização médica é limitado . No entanto , elas podem ser bastante eficazes no tratamento de doenças do sangue como a leucemia e de muitos tipos de anemia . Os pais de bebês com estas doenças , ou que têm predisposição genética para estas doenças , pode ter o sangue do cordão umbilical congelado no caso as células são necessários no futuro.
Multipotentes Células
As células-tronco em tecidos adultos são chamados multipotentes . Isto significa que elas têm a capacidade de regenerar novas células , mas o tipo de células que podem produzir é limitada . Existem muito poucas células estaminais num organismo adulto , e a sua capacidade de regeneração não é tão grande como a de células estaminais embrionárias . As células estaminais multipotentes que não estão constantemente em divisão. Em vez disso , eles esperam até que haja a necessidade de se produzir mais células , quer a partir de lesão ou doença , e iniciar a regeneração de tecido . Células multipotentes têm sido utilizados por mais de 40 anos de transplantes de medula óssea e no tratamento da leucemia, e novos usos estão sendo pesquisados .
Médico usa
Uma vez que um tronco fetal de células foi colhido , que tem o potencial para viver indefinidamente no laboratório . Os cientistas podem cultura mais células-tronco para ser congelado para uso futuro ou compartilhado com outros cientistas. Pesquisa para a terapia com células-tronco está em andamento, mas os cientistas acreditam que eles têm o potencial de criar órgãos humanos a partir de células -tronco , assim como queimaduras , paralisia tratar de lesões e doenças degenerativas do cérebro, nervos e músculos.
debate ético
Até agora, a maioria das pesquisas com células-tronco foi realizado em ratos por causa do debate ético em curso de células de colheita de embriões humanos e fetos . No entanto, as linhas de células -tronco humanas existentes foram todas derivadas de embriões criados in vitro em clínicas de fertilidade que de outra forma teriam sido jogados fora . Em 2009 , o presidente Barack Obama assinou uma ordem executiva restaurar o financiamento federal para pesquisas com células -tronco.