Usar equipamento individual adequado. Isso sempre inclui as luvas, e podem incluir máscaras, proteção para os olhos e, em casos limitados, batas cirúrgicas .
2
Decida se cada parte do equipamento é crítico, semi- crítico ou não crítico. Itens críticos são itens que penetram a pele do paciente . Artigos semi-críticos podem ter contato com fluidos corporais , mas não realmente penetrar na pele. Itens não - críticos podem tocar a pele do paciente , mas geralmente não são em contacto com fluidos corporais.
3
Limpe todos os detritos visíveis ou fluidos corporais do equipamento. Para fazer isso, limpando com água e sabão ou com um desinfectante , como o álcool . Isto é suficiente para a limpeza de equipamentos que é não- crítica.
4
Desinfectar artigos semi- críticos após a limpeza . Isto pode ser feito com calor húmido , ou com um desinfectante de alto nível , tal como o glutaraldeído ou o peróxido de hidrogénio . Lave e seque os itens.
5
Esterilizar equipamentos críticos após a limpeza. Use calor úmido ou seco, ou um agente de esterilização líquido apropriado .