A especialista em ética do hospital passa muito tempo em questões de fim de vida. Perguntas sobre se devem ser previstas certas formas de cuidados para doentes terminais são rotineiramente abordados em hospitais de todo o país .
Duas grandes questões éticas estão associadas com o avançar da idade de acesso à assistência médica e do estado de uma pessoa com o avançado demência . Cuidado pode uma pessoa muito idosa ser negado considerado fútil para sustentar uma vida " significativa" ? Pode uma pessoa que não tem uma personalidade integrada e sentido consciente de si mesmo ainda ser uma pessoa ? Estas perguntas têm efeitos de longo alcance , inclusive para pessoas que podem estar em um estado vegetativo persistente, e os não-nascidos .
Clonagem Humana
Embora um ser humano ainda não foi . ser clonado , o tema da clonagem humana tem capturado a imaginação do público através de filmes e debate público após uma série de alto perfil clonagens de animais
a questão central com a clonagem , até certo ponto, é religioso - se os humanos foram feitos à imagem e semelhança de Deus , não meros mortais têm o direito de interferir ? Gilbert Meilaender , um especialista em ética teológica na Universidade de Valparaiso, dirigiu-se à Comissão Nacional Consultiva de Bioética , em 1997. Ele disse que " manter a conexão entre a procriação eo relacionamento sexual entre um homem e uma mulher é bom tanto para o relacionamento e para as crianças. "
do outro lado do debate , os pesquisadores argumentam que a ciência aprendeu com o processo de clonagem vai ajudar o conhecimento médico antecedência em geral. Eles também argumentam que a tecnologia da clonagem tem usos além de simplesmente replicar indivíduos. Por exemplo, uma pessoa pode clonar um órgão de substituição sem medo de que o órgão será rejeitado após o transplante.
Genética Triagem
Durante anos, os obstetras já selecionados fetos de condições, incluindo a síndrome de Down. No entanto , os avanços na tecnologia genética permitem agora aos pais selecionar quais embrião - carregando os traços mais desejados - . Está implantado para gestação
A questão "designer bebê " levanta várias questões substanciais . Deve ser permitido aos pais escolher quais características eles preferem , inclusive o sexo? Caso traços "indesejáveis" , incluindo algumas condições hereditárias , poder ser produzido fora do genoma humano ? Sociedade do Deaf Children Nacional emitiu um documento de posição afirmando: " é que a NDCS não suporta o rastreamento genético de populações inteiras por condições genéticas , com o consequente risco de se mover em direção a uma sociedade em que a diferença não é mais aceito ou tolerado. " No entanto, um número crescente de pais são atraídos para serviços de triagem . Esta tensão tende a aumentar como os cientistas são capazes de refinar ainda mais os traços que podem ser selecionados antes do nascimento.
Stem -Cell Research
Em 2000 , o presidente George W . Bush emitiu uma ordem executiva que proíbe o uso de fundos federais para criar novas linhas de células-tronco embrionárias. Esta decisão era a fonte de muito debate , colocando cientistas contra os líderes religiosos e acendendo um debate público sobre as questões bioéticas .
A maioria dos oponentes da pesquisa com células-tronco são realmente oposição não à própria pesquisa, mas ao destruição de embriões humanos que esta pesquisa requer. Alguns dessa oposição está enraizada no sentimento pró-vida. Mas alguns filósofos acreditam que a destruição de embriões é uma ação que diminui o valor da existência do embrião , porque é apenas para beneficiar o outro. Isso faria com que um ser humano em potencial apenas um instrumento de melhoria de algum outro ser humano .
Pandemia /Crise Racionamento
que acontece quando uma gripe sucessos pandemia , ou há uma massa desastre que empurra recursos hospitalares bem além do ponto de ruptura ? Quem vive , quem morre, e quem decide? Na sequência dos ataques de 11/9 , como hospitais de Nova York foram inundadas com vítimas , médicos e administradores hospitalares tiveram de fazer escolhas difíceis . Comitês de ética hospitalares em todo o país estão trabalhando em direção a uma solução para a questão do racionamento pandemia /crise.
Janet Stemwedel , professor de filosofia na San Jose State University, escreveu " no papel, quando o sistema é colocado para fora e você tem uma chance tão boa quanto qualquer outra pessoa de obter a vacina ... é difícil para oferecer uma alternativa [ de racionamento ] que seria mais justo. na prática, quando a loteria de recursos é realizada, serão os perdedores ainda endossar a resultados? " (Ver referência 2 abaixo) ponto
de Stemwedel é o coração deste dilema : Não importa o quão justo um esquema de racionamento parece no papel , a multidão sofrimento na porta do hospital vai aceitar nada menos do que o tratamento completo. Como tal , a maneira que os hospitais optar por abordar a questão do racionamento contribuirá directamente para a saúde pública e segurança quando ocorre um evento de pandemia ou massa - vítima .