Psicólogos de aconselhamento são frequentemente confrontados com dilemas éticos ao interagir com as organizações de manutenção da saúde (HMOs) . A confidencialidade dos clientes pode ser ameaçada quando a informação extensa e detalhada é solicitado a autorizar sessões adicionais . Preferência dos planos de saúde para e ênfase em terapias breves poderia criar uma pressão indevida para selecioná-los , em vez de escolhas mais apropriadas. Caso HMOs exigem essas terapias breves quando eles são apoiados por evidências de pesquisas , dilemas éticos poderia ocorrer.
Prescrição Privilégios
Outra questão importante é a de privilégios de prescrição para os psicólogos . Na edição de Psicologia Profissional de Junho de 1998 : Pesquisa e Prática , drs. Peter Gutierrez e Kenneth Silk notar que ter o direito de prescrever medicamentos para clientes permitiria psicólogos para prestar serviços para as populações carentes , ou aqueles em áreas rurais; coordenar e monitorar o tratamento de clientes; e promover uma maior autonomia profissional. No entanto, isso também pode borrar as linhas entre a psicologia ea psiquiatria , alongar treinamento , resultar em conflito entre psicólogos e profissionais da área médica , e ameaçam identidade única dos psicólogos de aconselhamento .
Tratamentos empiricamente
tratamentos empiricamente , ou ESTs , são tratamentos que a investigação apoia como sendo eficaz no tratamento de determinados problemas de saúde mental. Os problemas potenciais associados com o estabelecimento de uma lista de ESTs incluir o seu uso indevido por planos de saúde , e assumindo que os outros tratamentos não funcionam. Tendo em conta que alguns tratamentos se prestam mais facilmente aos estudos de pesquisa, aqueles que não o fazem , como a psicanálise , poderia ser dada pouca atenção . Além disso, foram levantadas questões sobre se esses estudos refletem a maneira terapia realmente procede , no mundo real , chamando os resultados em causa , quando usado para apoiar um determinado subconjunto de tratamentos.
Web/E- correio aconselhamento
Como a tecnologia nos empurra cada vez mais para ser uma sociedade on-line , a questão da web ou e-mail aconselhamento tem sido levantada . Psicólogos especializados em certas áreas podem tornar-se mais acessível, e aqueles que vivem em áreas rurais não seriam obrigados a percorrer longas distâncias para receber assistência. No entanto , o sigilo seria difícil de preservar , como e- mail e da Web não são meios seguros de comunicação . Avaliação e acompanhamento do cliente precisa pode ser mais difícil porque a informação adquirida através de contato real é perdido. Além disso, quando os clientes residem em outros estados , a questão do licenciamento multi- estado é gerado. Finalmente, se o cliente expressar pensamentos suicidas ou homicidas , o psicólogo tem menos controle sobre a situação.
Mestrado vs Doutorado
HMOs podem preferir os seus membros para ver os terapeutas com mestrado a um custo mais baixo . Psicólogos podem ser forçados a aceitar uma menor taxa de reembolso , se eles querem ver esses clientes . Embora o grau de doutoramento permite maior autonomia profissional , incluindo a liberdade de praticar sem supervisão , a pressão para serviços de menor custo podem diminuir a demanda por psicólogos no futuro.