MRI se baseia no fato de que o corpo humano é composto principalmente de água. Os dois átomos de hidrogénio na molécula de água , cada um tem um dipolo , uma medida da intensidade e direcção do seu campo magnético . Sob circunstâncias normais , estes dipolos estão dispostas aleatoriamente . No entanto, scanners MRI criar um campo magnético extremamente poderoso que alinha todos os dipolos . Como os dipolos hidrogénio alinhar com o campo magnético , que geram o sinal de que o scanner pode utilizar para construir a imagem .
Estrutural MRI
estrutural MRI refere-se à geração 2D de alta resolução e imagens 3D do interior do corpo humano. Estas imagens são úteis para o diagnóstico médico , pois tornam possível para examinar o interior do corpo humano , sem a utilização de técnicas médicas invasivas . Aberrante tecidos como tumores têm diferentes propriedades magnéticas do que o tecido saudável e também pode ser identificado em ressonância magnética estrutural. Abreviado
Funcional MRI
frequentes como fMRI , ressonância magnética funcional refere-se à coleção de imagens de resolução relativamente mais baixos registrados uma vez a cada dois ou três segundos . Esta técnica é especialmente útil para pesquisas sobre o cérebro , porque neurônios ativos são preferencialmente fornecidas com uma maior proporção de oxigenado para o sangue venoso . Porque o sangue oxigenado e desoxigenado têm diferentes propriedades magnéticas , este sinal dependente ( BOLD ) Blood- Oxygen Nível pode ser detectada por um scanner de ressonância magnética e corresponde a atividade do cérebro.
Equívocos
fMRI é uma valiosa ferramenta de pesquisa para estudar a atividade do cérebro humano , mas não medir diretamente a atividade dos neurônios isoladamente ou em conjunto . Em vez disso, o sinal BOLD que subjaz medições fMRI responde a atividade neural em vez de prever isso. Ou seja, a oxigenação do sangue que alimenta os neurônios ativos necessariamente fica para trás a atividade neural que a move. Como conseqüência, a resolução temporal de fMRI é muito baixa , mesmo que a resolução espacial é relativamente alta.
Aviso
As fortes campos magnéticos utilizados para a ressonância magnética pode ser perigoso . O campo magnético de pé pode transformar objectos ferromagnéticos , como tanques de oxigênio e até mesmo clipes de papel em projéteis de alta velocidade , se eles são levados muito perto do scanner. O mesmo se aplica aos implantes ferromagnéticos , como clips de aneurisma e até mesmo pequenos corpos estranhos impactados , como aparas de metal . O campo magnético também pode gerar uma corrente nos condutores , e um caminho de circuito fechado pode resultar em queimaduras e até fogo . Rigorosamente seguindo o protocolo de segurança estabelecido MRI irá minimizar esses riscos, mas o cuidado é sempre apropriado ao interagir com o scanner.