Se as gônadas são expostos a quantidades excessivas de radiação , que são estimadas em 10 r. ( roentgens ) , pode causar mutações genéticas , o que pode potencialmente resultar em deformidades da prole do sujeito. Um raio -X odontológico típico agora expõe 5 r. directamente para a mandíbula de um paciente . A radiação não pára na mandíbula , no entanto , tem a capacidade de se espalhar e atingir as gónadas . O raio- X odontológico média , então, expor as gônadas de uma pequena quantidade de radiação totalizando 0,001 r. em fêmeas e 0,005 r . em machos . Assim, seria necessário uma fêmea 10.000 raios -X dentais para enfrentar eventuais problemas , e 2.000 raios-X para os homens. Perigos
Câncer /Leucemia
sobreexposição à radiação de uma parte específica do corpo pode causar problemas com a pele que se assemelham câncer e queimaduras ruins . Quando a radiação dispersa por todo o corpo , tal como nos raios- X dos dentes , que tem a capacidade de perfurar de medula dentro do corpo que formam o sangue . Quantidades excessivas de radiação também foram encontrados para provocar leucemia em alguns leucemia patients.Though é um possível perigo de raios -X , não é uma ocorrência comum . Nos últimos 46 anos , houve apenas 87 casos documentados de leucemia formando como resultado da exposição , não só para os raios X , mas também rádio e tório .
Perigos pré-natais
Pesquisadores da Universidade de Oxford tem estudos que determinaram que os raios X pode ser perigoso para o feto durante a gravidez. Os estudos observaram que as mães britânicas com filhos que morreram de leucemia teve o dobro de raios-X da região pélvica quando comparadas às mães de crianças saudáveis . Os raios-X que tiveram lugar potencialmente exposto o feto à radiação durante a gravidez, e pode ter resultado no aumento do número de mortes relacionadas com leucemia entre eles. Embora os inventores foram inconclusivos , este aumentou a conscientização contra a realização , raios-X potencialmente perigosos desnecessários entre as mulheres grávidas.