A oximetria de pulso mede a saturação arterial de um paciente de oxigênio (SaO2 ) em segundos; medidas obtidas a partir de gases no sangue arterial ( ABG ) pode demorar alguns minutos para adquirir e geralmente são atraídos por um terapeuta respiratório , transportados para o laboratório do gás de sangue , medida e, finalmente, voltar a falar com o médico . A informação de uma análise ABG fornece para mais informações do que apenas o nível de oxigênio e é essencial em situações de emergência , mas a oximetria é igualmente importante para garantir que o paciente não sofre os efeitos da hipóxia desnecessariamente.
Precisa e Fácil de Usar
Embora não seja tão preciso como uma medida ABG , oxímetros de pulso são precisos com a maioria dos pacientes , especialmente em situações de emergência , onde segundos da matéria; no entanto , não deve ser usado indiscriminadamente para algumas condições crónicas , tais como a doença pulmonar obstrutiva crónica ( DPOC ) , em que um doente pode ter níveis cronicamente baixos de oxigénio e elevando-as demasiado elevado pode ser perigoso . Pouco ou nenhum treinamento é necessário para realizar a oximetria de pulso . A maioria dos oxímetros de ter apenas um botão e , desde que a sonda é colocada corretamente, praticamente qualquer pessoa pode usá-lo . Em sua infância, oxímetros eram do tamanho de gravadores de cassetes antigas e tão pesado. A mais nova geração de oxímetros é simplificado , robusto e ainda mais fácil de usar. Além disso, eles estão agora disponíveis para uso doméstico.
Não-invasivo e de confiança
medições ABG , embora exata, exigem coleta de sangue de uma artéria , o que podem conduzir a complicações que variam de hematoma de laceração da artéria . A oximetria de pulso é realizada em um dedo e medidas através do leito ungueal. Contanto que o oxímetro é usado adequadamente e está calibrado regularmente , é fácil de usar e fiável normalmente . Boa circulação periférica nas extremidades do paciente é crítico para a obtenção de leituras precisas e a maioria dos oxímetros no mercado incorporam um manómetro de perfusão , geralmente em luzes LED barras , que mostra a força de circulação periférica do paciente . Quando um pulso forte, não está presente nas mãos ou nos pés , as leituras podem ser feitas com uma sonda especial adesivo colocado no lóbulo da orelha do paciente ou até a ponte do nariz.