técnicas de ADN recombinante tem sido utilizada para a modificação genética , tais como a introdução de um gene num organismo que vai alterar ou criar funções específicas . Por exemplo : a adição de um gene de resistência ao calor para culturas agrícolas . DNA recombinante também é usada para criar produtos terapêuticos , tais como vacinas, proteínas e hormônios.
Breakthrough
Segundo IS Johnson , em um artigo na revista Science, o primeiro aprovado pela FDA produtos de cuidados de saúde comercial derivado de DNA recombinante foi biossintética insulina " humana " . A insulina é uma proteína relativamente simples de copiar por isso era um candidato ideal.
Procedimento
Primeiro , a molécula de DNA desejado é isolado cortando o DNA em torno de o gene de interesse, utilizando enzimas de restrição . O gene é então inserido num vector , ou um pedaço de DNA capaz de propagar-se , criando uma cadeia de ADN recombinante . Os vectores são usualmente plasmídeos bacterianos ou virais fagos . O vetor é então levado para dentro do DNA especialmente preparado de uma célula hospedeira .
Bactérias como anfitrião
O anfitrião mais comum usado para criar DNA recombinante é E. bactérias coli . As células de E. coli assumir o vetor contendo o gene desejado, e inseri-lo em seu próprio DNA. A replicação ocorre normalmente, a criação de várias novas fitas de DNA contendo o gene novo .
Resultado
A célula hospedeira vai começar expressando proteínas criadas a partir do DNA recombinante , que pode ser isolado e purificado . Por exemplo , o gene da insulina pode ser inserido em bactérias , fazendo com que se crie a proteína da insulina , que é utilizada como um produto terapêutico .