O primeiro passo para tanto a respiração celular aeróbica e anaeróbica é glycolosis . O processo leva a molécula de glicose, que tem seis carbonos, e divide-os em duas moléculas de ácido pirúvico , que tem três carbonos. Este processo tem lugar no citoplasma da célula e não necessita de oxigénio . Duas moléculas de ATP são usados no presente processo e são feitas de quatro Ciclo .
Kreb
Em células eucarióticas , a respiração aeróbica continua nas mitocôndrias . De acordo com a página Web Biologia do Clinton College, o ácido pirúvico entra nas mitocôndrias e é convertido em acetil CoA coenzima A. Após a conclusão do ciclo de Krebs , os electrões são removidos a partir do ácido pirúvico e realizado nas moléculas de NADH e FADHv2 . O dióxido de carbono é um subproduto deste processo.
Corrente de transporte
A próxima etapa da respiração aeróbica é a cadeia de transporte de elétrons . O FADHv2 e NADH transfere os elétrons que ganharam em ciclo de Krebs na cadeia de transporte de elétrons . O oxigênio é o receptor final para esses elétrons , tornando este processo aeróbico . Após as reações químicas que ocorrem nesta cadeia , as moléculas de água são liberados como um subproduto. Este processo produz energia e , juntamente com a ajuda da ATP sintase , 34 moléculas de ATP é produzido e a respiração aeróbica está completa .
Fermentação
Quando o oxigénio não está disponível para a respiração aeróbia , a respiração anaeróbica continua na forma de fermentação . De acordo com o Web Biology , depois da glicólise , o ácido pirúvico é transformado em um álcool em plantas ou lactato em animais com a utilização de NADH . Apenas duas moléculas de ATP líquidos são produzidos a partir de fermentação em fase de glicólise da respiração.
Quando Anaerobic respiração celular é usado respiração
aeróbico é muito mais eficiente do que a respiração anaeróbica . No caso de exercício , a respiração anaeróbica é o que provoca a dor muscular pelo acúmulo de lactato nos músculos . De acordo com o Web Biologia, o lactato é convertido novamente em ácido pirúvico durante a recuperação. A levedura é um outro exemplo de um organismo que utiliza a respiração anaeróbica . O álcool produzido pela levedura é encontrada em cerveja e licor .