A base para a moderna ética de cuidados de saúde é encontrado na Declaração das Nações Unidas " Universal dos Direitos Humanos (1948) , de acordo com Ashley e O'Rourke . Este documento foi assinado por quase todos os países e é suportado pela maioria dos principais religiões.
Características
Muitos historiadores afirmam que sua estrutura foi influenciado pelo "Código de Napoleão. " o documento contém um " Preâmbulo " e uma declaração introdutória dos princípios gerais nele contidos . Ele contém 30 artigos, 29 dos quais lidam com os direitos humanos.
Significado
o impacto da " Declaração "foi sentida imediatamente e ainda é sentida hoje. Desde a sua criação a" Declaração " influenciou muitos documentos e constituições nacionais. Ele teve um papel vital na preocupação global sobre direitos humanos. Ashley e O'Rourke ir para salientar que este documento se aplica a todos os seres humanos " sem distinção. " Além disso , ele forma um "consenso básico" entre a comunidade global em relação a " valores éticos fundamentais. "
Função
A "Declaração" é muitas vezes visto como uma reação à as atrocidades da Segunda Guerra Mundial e serve como uma lista de direitos a que todos os seres humanos devem ser reconhecidos . O objetivo da "Declaração ", segundo Ashley e O'Rourke , é fornecer a "satisfação integrada das necessidades inatas e culturais de cada pessoa humana. "
Efeitos
Tom Beauchamp e James Childress em " Princípios de Ética Biomédica ", afirmam que a "Declaração" fornece uma estrutura dentro da qual os prestadores de cuidados de saúde pode " refletir sobre a aceitabilidade de ações e pode avaliar os julgamentos morais e de caráter moral. "
Considerações
a importância da "Declaração " é ilustrado pelo fato de que ele foi traduzido para quase 400 línguas ou dialetos , tornando-se um dos documentos mais traduzidos no mundo.