Acordo com o Bureau de Seguros do Canadá, " Risco, em termos de seguros , é a possibilidade de uma perda ou de outro evento adverso que tem o potencial de interferir com a capacidade de uma organização para cumprir o seu mandato. "
Exemplos de eventos adversos nos cuidados de saúde são a morte inesperada , a incapacidade de diagnosticar ou tratar a doença , os erros cirúrgicos ou acidentes. Todos esses podem interferir com a entrega de um provedor de cuidados médicos. Alguns podem resultar em processos judiciais.
Tipos de Gestão de Risco
A Comissão Mista , que credencia e certifica mais de 17.000 organizações e programas de cuidados de saúde nos Estados Unidos , define gestão de risco na área da saúde como "( c) atividades linical e administrativas realizadas para identificar , avaliar e reduzir o risco de prejuízo para os pacientes , funcionários e visitantes eo risco de perda para a própria organização. "
A gestão de riscos é proativo ou reativo. Proactive é evitar /prevenção de riscos. Reativa é minimizar a perda ou dano após um evento adverso /ruim. Prestação de cuidados médicos é arte baseada na ciência. Bons resultados não pode ser garantida .
Cada cirurgia tem o potencial para um resultado indesejável . Às vezes , independentemente da intervenção médica , os pacientes morrem .
Aplicando o senso comum pode prevenir maus resultados ou acidentes. Por exemplo, pisos escorregadios em áreas de alto tráfego pode causar acidentes . Lavar pisos em horários de baixo tráfego e desviar o tráfego de distância do chão molhado até secar é uma forma dinâmica de evitar riscos .
Mensuração do Risco
potencial por algum adverso eventos pode ser matematicamente medido .
escolhas de tratamento para um paciente em particular com uma doença particular dependerá da fiabilidade de opções disponíveis , a natureza da doença , se o paciente é internado , a facilidade de prestação de cuidados , de lado efeitos, as taxas de cura e outros fatores.
dados estatísticos , sobre a eficácia dos medicamentos , bem como os tipos e taxas de possíveis efeitos colaterais , ajuda os médicos a decidir o que prescrever .
Gerenciamento de Riscos
Após o potencial de eventos adversos é identificado e medido , um plano é concebido e implementado para evitar o risco (s) e /ou minimizar danos e perdas . A gestão de riscos não tem receitas.
Ocasionalmente, um plano para evitar o risco pode criar novos riscos. Por exemplo , a introdução de registros médicos eletrônicos (EMRs) pode fazer um uso mais eficiente dos fornecedores ' tempo e facilitar o acesso a informações sobre pacientes ' prescrições e prontuários médicos . Ao mesmo tempo EMRs pode invadir a privacidade dos pacientes ou causar médicos e enfermeiros que confiar muito em tecnologia, em vez de personalizar o diagnóstico eo tratamento . Violação de privacidade e erros de diagnóstico ou de tratamento pode resultar em litígio.
Plano de Gestão
A gestão de riscos deve ser projetado para cada organização. Propósito de uma organização , o mandato , o tamanho, construção de instalações , natureza do negócio, localização, populações de pacientes , demografia e outros fatores devem ser considerados .
Gestão de risco de cuidados de saúde podem se beneficiar de orientações práticas já disponíveis e princípios. Normas nacionais para a assistência prestada também ajudam a prevenir erros médicos .
Fazendo qualidade da assistência médica entregue uma prioridade pode evitar tratamentos desnecessários , efeitos colaterais indesejáveis e resultados infelizes .