como desinfetante , ácido peracético funciona porque oxida as células exteriores de microorganismos. Tanto o dióxido de cloro e hipoclorito de sódio produtos de oxidação , mas a um grau menor do que o ácido peracético . Esta oxidação de microorganismos desativa -los efetivamente. O ácido peracético também funciona contra vírus, bactérias , leveduras , fungos e esporos. Ele também funciona para impedir a formação de biofilme , que é uma camada de microrganismos que se forma sobre superfícies que estão em contacto com a água , tais como torres de água e cisternas .
Alterações na eficiência
a eficiência do ácido é influenciada pelo seu nível de pH e da temperatura . É mais eficaz com um valor de pH de 7 e menor quando o pH varia entre 8 e 9 . Uma maior quantidade de ácido deve ser utilizado com a diminuição da temperatura . A uma temperatura de 59 graus centígrados , cinco vezes mais ácido peracético é necessário para ser eficaz do que a uma temperatura de 95 graus centígrados.
Não corrosivo
Alguns desinfetantes pode ser prejudicial para os metais, provocando corrosão. No entanto , o ácido peracético apresenta uma taxa muito inferior à corrosão em comparação com outros meios ácidos . Os resultados de uma avaliação da eficácia do ácido peracético publicado no Indian Journal of Medical Microbiology sugeriram que a esterilização com ácido peracético causou danos corrosivos mínima para instrumentos odontológicos . Alguns hospitais , no entanto, não aprovo ácido peracético para utilização em alguns instrumentos médicos, incluindo angioscopes , surgiscopes e retalhos ósseos.
Efeitos Ambientais
desinfetantes oxidantes são aqueles que geram formas ativas de oxigênio . Tais oxidantes incluem o peróxido de hidrogénio e ácido peracético, e estes produtos tendem a criar menos subprodutos do que desinfectantes com outros ingredientes activos, tais como o cloro ou o azoto encontrados em alguns compostos . Menos subprodutos significa menos toxinas liberadas no ambiente
Perigos
Em algumas concentrações - . 1 , de 500 a 2500 partes por milhão - ácido peracético tem se mostrado ser citotóxico . Isto significa que, se o ácido peracético, entra em contacto directo com as células , pode causar danos às células e ao ADN . Em concentrados inferiores, tais como de 800 ppm , este efeito foi encontrado para ser significativamente reduzida . No entanto, os únicos susceptíveis de entrar em contato direto com ácido peracético em concentrações suficientemente elevadas são aqueles que trabalham com ele e treinado em seu uso.