casa |  | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Geral Setor de Saúde

Formas de radiografia

Há cinco categorias diferentes de imagens radiográficas , que vão desde o raio- X tradicional ao moderno de ressonância magnética (MRI ) . Outras categorias são a tomografia computadorizada ( normalmente chamado de tomografias ) , ultra-sonografia e medicina nuclear. Cada um dos cinco tem de sub- categorias para usos especializados . Raios-X
O raio- X é a mais antiga forma de imagens médicas.

raios X envolve o uso de radiação para a produção de imagens internas do corpo . Esta é a mais antiga forma de imagem. O sistema é usado ainda hoje para diagnosticar doenças e lesões . Tipos de raios X são mielografia , que leva imagens detalhadas da medula espinhal e na área circundante; e fluoroscopia , que produz uma imagem de raios -X dos órgãos internos em movimento . Ambos mielografia e fluoroscopia , entre muitas outras formas de raios- X , são usados ​​em conjunto com a medicina nuclear.
Ultrasound
ultra-som é mais comumente usado para estudar o desenvolvimento fetal , mas é utilizado para outras preocupações dos tecidos moles bem .

De acordo com um resumo da medicina radiológica na Froedtert &Medical College of Wisconsin website , ultra-som envolve o uso de ondas sonoras para produzir imagens de seu corpo; não há radiação envolvido . O ultra-som é utilizado para visualizar tecidos moles , tais como músculos , vasos sanguíneos e órgãos do corpo . Ele pode ser usado em conjunto com a ressonância magnética ( MRI ) . Alguns dos usos mais comuns para o ultra-som são o estudo da obstetrícia e condições ginecológicas , condições abdominais , órgãos transplantados , eo sistema músculo-esquelético. Além disso , o ultra-som pode ser utilizado para diagnosticar doenças em casos de emergência ou em procedimentos cirúrgicos . Existem dois tipos de ultra-som ultra-som Doppler : , que vê o fluxo de sangue no corpo; e ultra-sonografia endoscópica , que estuda o trato gastrointestinal superior e inferior , o pâncreas , fígado e vesícula biliar.
MRI
Ressonância Magnética leva de dois e três dimensões de imagens do corpo .

Imagem por Ressonância Magnética (MRI) utiliza ondas de rádio-frequência e magnético para produzir imagens de dois e três dimensões do corpo. O sistema de MRI scans órgãos e outros tecidos moles do corpo e é bom em detectar o câncer . Os diferentes tipos de ressonância magnética são: angiografia por ressonância magnética (ARM) , que estuda os vasos sanguíneos e doenças cardíacas; ressonância magnética funcional ( fMRI) , que estuda mudanças na atividade cerebral; espectroscopia por ressonância magnética (MRS) , que incide sobre a profundidade ea massa de tumores e velocidade de crescimento; MRI de difusão, que estuda como a água se move no corpo; volume sanguíneo cerebral regional ( RCBV ) , que segue o fluxo de sangue no cérebro e encontra tumores, o mau funcionamento do sistema nervoso central e outras condições.
CT /PET
scans
CT utiliza impulsos de raios -X para produzir imagens transversais do corpo .

tomografia computadorizada (TC) usa pulsos de raios-X para produzir imagens transversais finas e, como a ressonância magnética, pode produzir visualizações duas e três dimensões. Tomografias computadorizadas são usadas para detectar doenças ou lesões ao longo do corpo , tais como o cancro , bem como as condições ósseas , gastrointestinais e pulmonares . Tipos especiais de CT são CT neuro- angiografia (CTA) , que estuda os vasos sanguíneos do cérebro; Tomografia computadorizada de 64 cortes Lightspeed Volume ( VCT ) , que combina raios- X com a TC para detectar com rapidez e precisão uma ampla gama de condições de saúde; e angio-TC , que estuda uma variedade de tecidos e órgãos - especialmente o coração e os vasos sanguíneos; o Single Photon Emission Computed Tomography (SPECT ) e da Positron Emission Tomography /tomografia computadorizada ( PET /CT ), que ambos envolvem o uso da medicina nuclear. A PET scan é mais sensível do que uma tomografia computadorizada em encontrar vários tipos de câncer .
Medicina Nuclear
Às vezes agentes radioativos são dadas ao paciente, em seguida, traçou com um dispositivo radiográfico.

Na medicina nuclear , um agente levemente radioativo , como o bário, é injetado , inalado ou ingerido pelo paciente. Em seguida, um dispositivo radiográfico é utilizado para rastrear o agente , também chamado um lado, no corpo . Este método é geralmente usado com raios-X e exames de CT /PET.