Cada departamento de radiologia do hospital ou centro de diagnóstico por imagem emprega um oficial de segurança radiológica . Esta pessoa é o mais geralmente o presidente ou diretor de radiologia e está encarregado de criar , implementar e supervisionar as políticas de radiologia do hospital ou centro de diagnóstico por imagem. O oficial de segurança de radiação aprova a compra e reparação de todos os equipamentos de imagem , monitora os níveis de unidades de imagem de desempenho , investiga relatos de exposição à radiação ou equipamentos perigosos , registra arquivos de equipamentos de imagem inspeção, e treina todos os funcionários , em procedimentos e políticas de segurança.
Certificação e Licenciamento de pessoal
é a política de todos os departamentos de radiologia e centros de diagnóstico por imagem que todo o pessoal seja treinado no uso seguro de todos os equipamentos de imagem , incluindo máquinas de raios- x e ressonância magnética dispositivos de imagem . Certificação e /ou licenciamento de um estabelecimento de saúde regionalmente acreditado também é necessária para o pessoal para operar o equipamento em um paciente. Hospitais podem manter uma política de formação de outros profissionais de saúde como enfermeiros licenciados para usar equipamentos de diagnóstico por imagem , mas esta formação deve ser dispensada sob a direção do oficial de segurança radiológica .
Proteção contra Radiação
Políticas e procedimentos são desenvolvidos em cada unidade médica com equipamentos de diagnóstico por imagem para proteger os funcionários e pacientes de exposição à radiação perigosa. Pessoal pode ser obrigado a usar equipamento de detecção de radiação na realização de exames ou estar na facilidade em tudo. Outras políticas podem incluir proteções especiais para funcionárias grávidas , eo uso de avental de chumbo para as áreas dos corpos do paciente não destinados à exposição à radiação e para todos os funcionários que trabalham dentro de 3 pés de pacientes em tratamento .
Informado Paciente consentimento
é a política de muitas instituições médicas que os pacientes dão o consentimento informado para os exames que envolvem a exposição à radiação . Este consentimento é necessário para ser dada por escrito e informa o paciente sobre os níveis de radiação que está sendo exposto, os riscos associados com o procedimento e os efeitos cumulativos que a exposição à radiação pode ter sobre seu corpo. Este consentimento é necessário para fins de responsabilidade médica no caso em que o paciente tenta processar o avistamento do hospital a falta de conhecimento sobre o risco do procedimento.