Categoria I CPT códigos descrever um procedimento ou serviço médico e são identificados por um número de cinco dígitos e nomenclatura descritor. Novos códigos devem estar em conformidade com as regras estabelecidas pelo Painel CPT Editorial . O procedimento /serviço deve ser aprovado pela Food and Drug Administration , o procedimento /serviço deve ser realizado por médicos nos Estados Unidos , o procedimento /serviço deve ser bem estabelecida, o processo /serviço deve ser único e que o processo /serviço deve não basear-se no desempenho de outro processo /serviço.
Categoria II códigos CPT
categoria II CPT códigos são opcionais. Esses códigos de medir o desempenho. De acordo com as regras, medidas de desempenho deve ser desenvolvido e testado por uma organização nacional; medições baseadas em provas devem ser vinculados a resultados de saúde; medições devem abordar as condições clínicas de alta prevalência , alto risco ou alto custo; e as medidas devem ser utilizados pela indústria de cuidados de saúde.
Categoria III códigos CPT
códigos CPT Categoria III acompanhar as tecnologias novas e emergentes. Esses códigos de facilitar a coleta de dados e avaliação de novos serviços e procedimentos. De acordo com as regras , deve haver protocolos no local para estudar novos procedimentos , deve haver apoio especializado , deve haver literatura peer-reviewed e deve haver em curso ensaios clínicos.
CPT Código alterações
indivíduos podem sugerir revisões , acréscimos , supressões ou modificações nos códigos de CPT . Codificação formulários de solicitação de mudança estão disponíveis através da AMA . O Comité Consultivo CPT analisa as formas antes de se pronunciar sobre as mudanças de codificação propostos. O pessoal AMA avalia as alterações no código.