No início de 1970 , a abordagem de cuidados de saúde consistiu dos chamados programas verticais , em que todos os esforços foram concentrados na eliminação de doenças específicas, especialmente a varíola e malária. O único acesso aos cuidados de saúde para muitas pessoas que vivem em áreas pobres do país consistiu em vacinas e pistolas carregadas com DDT para matar os mosquitos como prevenção contra a malária.
Change Begins
Na década de 1960 , a China desenvolveu um sistema de saúde que enfatizou preventiva , ao invés de curativo, cuidado. O programa da China consistia de serviços médicos rurais por " médicos descalços ". Esses "médicos" eram pessoas com alguma educação geral, a maioria deles na faixa dos 20 anos , que foram selecionados para receber uma de três meses a seis meses curso intensivo de formação médica . Eles moravam na mesma aldeia em que trabalhavam . Sua proximidade com os pacientes tornaram mais fácil para eles para fornecer ajuda mais rápido. Em 1974, a fim de obter o reconhecimento para o modelo de atenção à saúde, a China começou a pressionar as Nações Unidas para uma conferência sobre cuidados primários de saúde .
Declaração de Alma -Ata
em setembro de 1978 , uma conferência internacional foi realizada na cidade de Alma -Ata , que era a capital da República Soviética da Kazakhsta . Durante esta conferência , a Declaração de Alma -Ata e do modelo de cuidados primários de saúde surgiu . Esta declaração afirma que a saúde é um direito humano e que a realização deste saúde deve ser o objetivo principal de cada governo. Um dos principais temas desta declaração foi o envolvimento de agentes comunitários de saúde e curandeiros tradicionais no novo sistema de saúde.