Pós- positivismo não é apenas um fenômeno teoria de enfermagem , é uma mais teórica geral , mesmo filosófico, tendência . O positivismo é uma abordagem teórica que enfatiza a "objetividade ", e dominou na teoria de enfermagem até os anos 1960 . Pós- positivismo chamado a noção de "objetividade" em causa em relação ao viés do observador , não só no que é observado, mas na seleção o que é digno de observação.
Pergunta Hierarquias
Outro aspecto fundamental da teoria pós-positivista em enfermagem é como ele aborda a questão da certeza científica e protocolos médicos . Pós- positivismo positivismo acusa de ser linear , rígida , mecânica , mesmo autoritário. Rigidez disciplinar Acadêmica vem para a crítica do pós- positivistas , bem como, que preferem uma abordagem interdisciplinar e flexível para o atendimento ao paciente .
Colaboração
pós- positivista teoria de enfermagem enfatiza uma relação de colaboração entre os prestadores de cuidados médicos e pacientes , e incentiva a participação do paciente no desenvolvimento de planos de tratamento e acompanhamento.
não anti- ciência
Pós- positivismo é uma crítica ao positivismo , não uma rejeição da ciência. O método científico ainda é mantida na mais alta consideração pelo pós- positivistas , que se vêem como reformadores do positivismo .