As teorias e conceitos por trás de informática em saúde são três. Ela envolve a criação de uma infra-estrutura de gerenciamento de informações comum, onde os registros médicos de qualquer um está disponível eletronicamente a qualquer autorizado profissional médico ou profissional , independentemente da localização geográfica. Em segundo lugar, ele se vincula a pesquisa médica e bancos de dados de pesquisa clínica para essa estrutura de gerenciamento de informações. Por fim , aplica-se instrumentos científicos e analíticos para todos esses dados com o objetivo de criar novas ferramentas de tomada de decisão , valor e inovações.
Valor
teorias informática em saúde , pesquisa e processos produz valiosos novas gerações de sistemas e ferramentas para profissionais de saúde para ajudá-los em sua prática do dia- a-dia , bem como proporcionar novo valor de ensino, pesquisa e gestão. Este valor só pode aumentar à medida que mais e mais dados podem ser acessados por meio do sistema .
Implementação
instituições de cuidados de saúde estão a fazer compromissos com o conceito ea promessa de informática em saúde . Isso é evidente pelo fato de que as instituições de saúde estão a cometer o financiamento para a implementação de novos sistemas de informação para apoiar e alimentar a infra-estrutura informática da saúde .