Quatro tipos principais de CPs são fabricados , e cada tipo é determinada pelo comprimento da sua cadeia de carbono Fabricação . CPs mais líquidos são feitos de n-parafinas com comprimentos de cadeia da seguinte forma: ( 10 a 13 moléculas de carbono) de curto, médio ( 14 a 17 moléculas de carbono ) e longo ( 18 a 20 moléculas de carbono ) . Geralmente, os CPs sólidos e ceras são feitas com comprimentos de cadeia média de cerca de 25 moléculas de carbono .
Usos da parafina Plasticizers
Hoje, mais de 200 formulações de parafina clorados são usados em uma ampla variedade de aplicações industriais, incluindo retardadores de chama e agentes plastificantes , assim como aditivos para fluidos de trabalho com metais , selantes, tintas , adesivos e revestimentos . CPs são utilizados como plastificantes em diversos produtos, e acrescentam flexibilidade de cloreto de polivinila ( PVC) em tubos e conexões de plástico , pisos e revestimento de cabos .
Benefícios
A principal vantagem de usar parafina clorada é resistência ao fogo. CPs são muitas vezes utilizados em vez de fosfato ou de retardadores de fogo à base de bromo. A maioria dos PCs não são susceptíveis de vaporizar e são considerados quimicamente inerte (inativo) .
Impacto Ambiental e Eliminação
CP não parece ser obstrutiva para a cadeia alimentar , ao contrário compostos como bifenilos policlorados (PCBs) . CPs pode representar um risco por causa de seu uso generalizado. Estabilidade CPs e degradação lenta implica um elevado potencial de bioacumulação e deve ser recuperado a partir de resíduos e reciclados quando possível.