Reconhecer as diferentes funções que as narrativas de deficiência executar. Por um lado , uma narrativa de deficiência é considerada como uma ferramenta de diagnóstico qualitativo , que complementam os procedimentos de diagnóstico quantitativos mais tradicionais . O paciente é capaz de compartilhar informações importantes com este médico através de sua narrativa , as questões que podem ser de outra forma negligenciadas.
2
Ouça como a deficiência é descrito. A narrativa apresenta um relato em primeira pessoa da deficiência. Ele fornece uma visão interior da deficiência , a partir do ponto de vista do paciente . A primeira etapa de resumir a narrativa , é determinar o que o paciente está dizendo.
3
Descrever o contexto da narrativa. Todos os relatos são colocados num contexto específico , e isto contribui para o conteúdo da história . Compreender o contexto em que a narrativa se desenrola fornece insights sobre o significado da deficiência. Em outras palavras, o que significa para alguém a viver com uma determinada deficiência .
Qual é o significado da narrativa ? Qual é a relação entre a deficiência da pessoa e do ambiente social e cultural? Como o contexto cultural contribuem para a forma como a pessoa interpreta a sua deficiência?
4
Conclua com soluções normativas e avaliativas . A história, ou narrativa normalmente dá uma lição, conselho, ou algum tipo de insight. Isto também é verdade para as narrativas de deficiência. Narrativas de deficiência fornecer aos pesquisadores em diversas áreas , tais como , medicina , serviço social e sociologia , com histórias de grupo, estudos de caso , grupos de discussão e as notas de observação . O objetivo é melhorar o nosso conhecimento e tratamentos de deficiência e , ao fazer isso, melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.