A fonte de luz é variável, dependendo do tipo do espectrómetro e a região espectral é utilizar . Os díodos emissores de luz são frequentemente utilizados para o espectro de comprimentos de onda visível . Um filamento de tungstênio ou deutério lâmpada de arco pode ser usado para espectrômetros de ultravioleta. A fonte de radiação de luz pode também ser tanto individual ou duplo vigas vigas . Um espectrômetro de feixe único passa toda a luz através do assunto. Uma fonte de feixe duplo divide a luz em dois feixes , antes que ele atinja o assunto . Passa-se por ele , eo outro é usado para referência .
Assunto
O assunto através do qual a luz de um espectrômetro atravessa depende da sua aplicação . Ele é frequentemente usado em solução química para determinar a presença , concentração e carga de vários átomos. Por exemplo, a luz que passa através de uma solução com os metais de transição pode excitar os íons metálicos em outro estado de elétrons e produzir cores específicas indicativas de sua presença. A luz que passa embora os compostos orgânicos podem ajudar a determinar se eles são solúveis em água ou solúveis em etanol .
Detector
O detector encontra-se no final do caminho da luz . O detector absorve fótons de luz e gera um sinal elétrico; a potência do sinal é uma medida da quantidade de fotões absorvidos e , por conseguinte , uma indicação do comprimento de onda . O tipo de detector varia com a região espectral do espectrômetro. Um espectrofotômetro , por exemplo, usa um dispositivo acoplado carga. A Charged Coupled Device é um tipo de sensor de imagem que está programado para a faixa de comprimentos de onda visíveis .
Intérprete
O intérprete recebe os dados do detector e , em seguida, apresenta nela um formato visível . Geralmente, as informações são exibidas em telas de computador na forma de gráficos. Medições de comprimento de onda é tipicamente no eixo x do gráfico, e transmitância ou absorbância no eixo y, apesar de o software utilizado será especificado para o tipo de espectrômetro de coleta de dados.